Estudo sobre DOCAT – Como Agir? reúne jovens na livraria de Aracaju | Paulus Editora

Notícias

24/07/2017

Estudo sobre DOCAT – Como Agir? reúne jovens na livraria de Aracaju

Por Imprensa

No último sábado (22), cerca de 40 pessoas, entre catequistas, agentes de pastorais e lideranças jovens, participaram da formação sobre o livro DOCAT – Como agir?, na PAULUS Livraria de Aracaju.

Padre Fábio Negromonte, pároco da Igreja de Santo Amaro na Arquidiocese de Aracaju e articulador da juventude no vicariato São João Evangelista, apresentou de forma clara a tradução popular da Doutrina Social da Igreja Católica, debatendo pontos importantes como Igreja e sociedade, família e trabalho humano.

A Doutrina Social da Igreja surgiu da junção de uma série de encíclicas publicadas desde o século XIX. A expressão determina o conjunto de diretrizes da Igreja para os temas sociais. O Papa Leão XIII, buscando denunciar a situação dos trabalhadores das fábricas, além da miséria que atingia a população durante a Revolução Industrial, publicou a encíclica Rerum Novarum (1981), considerado o primeiro grande documento da Doutrina Social da Igreja.

Outros pontífices publicaram encíclicas e mensagens referentes aos problemas sociais, mas somente em 2004 foi publicado o Compêndio de Doutrina Social. Organizado pelo Pontifício Conselho Justiça e Paz, ele se tornou o documento referencial sobre o tema.

O DOCAT, publicado em português pela PAULUS Editora, surgiu entre alguns jovens norte-americanos durante a JMJ de Madrid (2011). Depois de estudar o YOUCAT, eles queriam saber como colocar o aprendizado em prática. Os cardeais Christoph Schonborn e Reinhard Marx conduziram um grupo de trabalho para apresentar a mensagem da Doutrina Social da Igreja. Durante o processo de construção da obra, cientistas e jovens de todo o mundo contribuíram encaminhando fotos, perguntas e sugestões para elaborar um texto claro e objetivo.

A obra foi apresentada oficialmente pelo Papa Francisco durante a JMJ de 2016 na Polônia. Em linguagem jovem, o livro incentiva os cristãos a lutar, por meio de ações sociais e políticas, por um mundo melhor, sempre enraizado na força do Evangelho. O pontífice, que é responsável pelo prefácio, faz um apelo aos jovens cristãos para que se empenhem ativamente na construção de um mundo mais justo: “Um cristão que não seja revolucionário neste tempo, não é cristão de verdade”.

O próximo evento da livraria de Aracaju acontece no dia 12 de agosto, com o tema “Liturgia da Palavra – Parte II”. O curso será ministrado pelo Padre Paulo Lima de Melo, radialista, apresentador e especialista em Comunicação e Mídia Digital.

Informações e inscrições:

PAULUS Livraria de Aracaju/SE

Rua Laranjeiras, 319 — Centro – CEP: 49010-000

Tel.: (79) 3211.2927 / WhatsApp: (79) 99110.0028

[email protected]