Escola como espaço de aprendizagem e cidadania gera debate na Bahia | Paulus Editora

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30/05/2017

Escola como espaço de aprendizagem e cidadania gera debate na Bahia

Por Imprensa

No último sábado (27), a livraria de Salvador realizou mais uma edição do Projeto Saber e Fazer. Durante o encontro, foi proposto um debate sobre a importância de desenvolver projetos de aprendizagem no âmbito escolar.

Na oportunidade, sob orientação da professora Maria do Socorro Costa, mestre em Educação pela UFBA, foi provocada nos participantes a reflexão sobre o que seriam multidisciplinaridade, interdisciplinaridade a transdisciplinaridade, esclarecendo que trabalhar por projetos de aprendizagem exige autonomia do educador e do educando.

“Abraçar o trabalho permitirá ao docente dar visibilidade à importância de sua prática profissional e se aproximar dos educandos e da comunidade escolar, ouvindo-os. Assim, então, será possível operar por uma aprendizagem mais criativa, engajada e reflexiva, pois essa geração tem potenciais de critica e de transformação da realidade. Por isso, precisamos fazer da escola um espaço fecundo de aprendizagem e cidadania”, declarou a professora.

No dia 10 de junho, a livraria de Salvador realizará outra edição do Projeto Saber e Fazer, com o tema “Ensinar cultura indígena e afro-brasileira é um desafio?”. O encontro será conduzido pelo professor da Universidade do Estado da Bahia Dirceu do Socorro Pereira, mestre em Cultura, Memória e Desenvolvimento Regional.

A professora Maria do Socorro Costa e Almeida é graduada em Pedagogia e mestre em Educação (UFBA). É professora assistente da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência em consultoria educacional, com ênfase em Educação e Trabalho, atuando principalmente com os seguintes temas: Pedagogia Universitária, Trabalho Docente, Didática e oficinas pedagógicas. Estuda a tríade educação/juventudes/trabalho. Tem experiência em Projetos Sociais e Orientação Educacional. Membro do GRAFHO – Grupo de Pesquisa Autobiografia Formação e História Oral, inscrito no CNPQ. Integra o Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade do Departamento de Educação da UNEB – Campus I.