Em todo país, centenas de crianças e adolescentes foram presenteadas através da Campanha Natal Solidário | Paulus Editora

Notícias

23/12/2021

Em todo país, centenas de crianças e adolescentes foram presenteadas através da Campanha Natal Solidário

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Rede de Livrarias PAULUS presenteiam centenas de crianças e adolescentes em diferentes regiões do Brasil

(Foto: Natal Solidário em Juiz de Fora (MG).

Celebrar o Natal do Senhor é também vivenciar na prática ações que promovam a partilha, esperança, solidariedade, alegria, empatia e o desejo de compartilhar bons conteúdos para o cultivo de um mundo melhor, onde prevaleça a inclusão e igualdade para todos, conforme ensina a própria celebração do Natal. Em mais um ano, a PAULUS Editora, representada pelas 34 livrarias presentes em todo o país, deu início a um movimento de solidariedade.

A Campanha Natal Solidário é uma ação promovida pela PAULUS desde 2019 e visa o estimulo à leitura de crianças e adolescentes. A campanha surgiu por iniciativa da PAULUS Livraria de Florianópolis (SC) e, desde então, a ação de solidariedade não parou de crescer e seguiu impactando leitores e apoiadores do projeto em diferentes estados do Brasil.

Em 2021, o Natal Solidário da PAULUS contou com a ajuda e participação efetiva de clientes, colaboradores e gerentes de todas as livrarias PAULUS. A ação arrecadou livros que posteriormente foram entregues para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, de modo especial, assistidas por instituições e projetos sociais.

Em Juiz de Fora (MG), a PAULUS Livraria atendeu duas instituições beneficentes que cuidam de crianças em situação de vulnerabilidade social: o Instituto Dom e o Instituto Padre João Emílio.  No total, foram 310 crianças apadrinhadas e presenteadas com os livros de diferentes temáticas e conforme as idades. A iniciativa também contou com o apoio da Fábrica de biscoito Kerus e com a empresa de logística Rodoviário Camilo dos Santos, na doação de alguns kits.

Para Leandro Sousa, gerente da PAULUS Livraria de Juiz de Fora, esta é uma ação de grande importância para todos. “Percebemos que nossos clientes aderiram com alegria a esta campanha do Natal Solidário, pois além de presentear cada criança e adolescente, promovemos o estímulo à leitura.”, relata.

No estado potiguar, a PAULUS Livraria de Natal prestigiou o Centro Educacional Dom Bosco – Oratório Dom Bosco, atendendo mais de 200 crianças da região. Em Caixas do Sul (RS), a ação foi direcionada para o Centro Assistencial Vitória, onde foram beneficiadas cerca de 80 crianças. Além da iniciativa, a PAULUS Livraria de Caxias do Sul selecionou alguns livros que foram doados para biblioteca local.

Na PAULUS Livraria de Sorocaba (SP), a parceria foi com a Pastoral do Menor local. Foram doados 188 livros para a instituição. “Nossa Livraria ficou com a sede Júlio de Mesquita/ Manchester, onde foram entregues os livros para as crianças atendidas no projeto. Foi um momento de grande alegria para toda a equipe.”, relata o colaborador Bruno Franchin.

De acordo com Andrezza Mendonça, gerente da PAULUS Livraria de Aracaju (SE), foram atendidas quatro instituições: Casa Santa Zita, Oratório de Bebé, Externato São Francisco e Mãos que Evangelizam. Com o apoio de clientes e amigos da livraria, foram atendidas 244 crianças das diferentes instituições.

Já a PAULUS Livraria de Santo André, na grande São Paulo, escolheu a Instituição Cidade dos Meninos, que acompanha crianças e adolescentes atendidas no Centro de Reabilitação (CR) e Centro da Juventude (CJ), com idades entre 5 e 16 anos. A entrega foi realizada no último dia 14 de dezembro, com um total de 312 crianças atendidas. “Para nós, colaboradores, foi gratificante ajudar e convidar os clientes para adotar uma criança, comprando um livro infantil. Não temos dúvidas que estamos fazendo nossa parte incentivando e tornando o mundo imaginário e lúdico dessas crianças. O incentivo à leitura é o grande objetivo desse projeto e o sentimento é de ter cumprido essa missão”, relata Gilmar Bergmann, gerente local.

Na cidade maravilhosa, a iniciativa promoveu a alegria de 202 crianças atendidas pela Congregação das Carmelitas Descalças Servas dos Pobres do Brasil. Na instituição, as irmãs atendem crianças das comunidades carentes com idades entre 2 anos e 13 anos. “Para nós, foi uma alegria presenciar toda a mobilização e o interesse dos clientes em presentear as crianças”, afirma Diego Gomes – supervisor da PAULUS Livraria do Rio de Janeiro.

Em São Paulo, a PAULUS Livraria da Praça da Sé registrou a alegria e entusiasmo das crianças e adolescentes que foram atendidas neste Natal. Em parceria com a Pastoral do Menor local, 1.206 crianças de diferentes instituições foram presenteadas com livros. Para Tailor Nunes, gerente da Livraria PAULUS da Praça da Sé, diferentes dos brinquedos, roupas e alimentos, recebidos nesta época do Natal, os livros proporcionam novos conhecimentos, entre eles, o contato com autores, lugares, o contato com o universo literário que é tão importante para a formação das crianças.

Na PAULUS Livraria de Vitória (ES), a parceria foi com a Associação de Apoio e Orientação à Criança e Adolescente (AAOCA), situada na cidade de Vila Velha. Com o apoio de clientes e colaboradores, foram apadrinhadas 80 crianças. Para Adriano Soares da Silva, gerente da PAULUS Livraria de Vitória, foi uma experiência fantástica para todos os envolvidos na ação solidária.  “Como é gratificante para nós da PAULUS ver as crianças receberem os presentes, muitos deles só tinham acesso aos livros através da biblioteca”, relata.

Em Cuiabá (MT), por meio do projeto Natal Solidário a PAULUS Livraria levou leitura para mais de 242 crianças, inseridas em três projetos sócias, sendo eles: Casa de Alívio São Pe. Pio na cidade de Poconé, Comunidade Obra Nova em Várzea Grande e a obra catequese Bom Pastor.

A PAULUS Livraria de Brasília (DF) escolheu a instituição Associação Sociocultural São Luis Orione (ASLOI), localizada na cidade satélite de Itapoã. Foram atendidas 140 crianças e adolescentes com idades entre 6 e 15 anos. “Para nós, esta campanha foi de suma importância para nosso crescimento como cristãos e cidadãos, contribuindo e incentivando o acesso à leitura”, afirma a equipe de Brasília. Para Padre Paulo César Magalhães, representante da ASLOI, a iniciativa permite às crianças o prazer da leitura que muito favorecerá no seu desenvolvimento intelectual.

O Natal Solidário na PAULUS Livraria de Curitiba (PR) abraçou dois projetos sociais: a ONG Passos da Criança, situada no Jardim Botânico e o Instituto Salesiano de Assistência Social (ISAS), no bairro Guaíra, totalizando 350 crianças atendidas pela ação. Em fevereiro de 2022, na volta das atividades, a PAULUS de Curitiba dará continuidade no incentivo à leitura, principal objetivo do projeto. Segundo Rudi Nicola, coordenador socioeducativo da ONG, é importante desenvolver atividades que fortaleçam a cultura do livro e da leitura com as crianças, pois promovem o desenvolvimento integral. “O livro é símbolo da aprendizagem, para despertar o lúdico, a imaginação e a criatividade das crianças”, afirma.

Na PAULUS Livraria de Florianópolis (SC), a parceria foi com o Instituto Padre Vilson Groh (IVG), que atendeu a Associação João Paulo II (Palhoça) e a Associação Amigos da Casa da Criança e do Adolescente do Morro do Mocotó (ACAM). Além da entrega dos livros, o encontro teve a presença da contadora de história Eva Trierveiler, que animou a criançada com suas diferentes e animadas narrações.

Já a PAULUS Livraria de Fortaleza (CE) escolheu a Instituição Lar Amigos de Jesus que desenvolve sob a organização da Associação dos Missionários  da Solidariedade, tendo à frente as irmãs  Ir. Maria da Conceição Dias de Albuquerque e Ir. Maria de Lourdes Rabelo, um trabalho social com crianças e adolescentes com câncer. Ao todo foram contempladas mais de 70 crianças.

Na PAULUS Livraria de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, o Natal Solidário atendeu 316 crianças de três diferentes instituições beneficentes: o Instituto Alarme, a Associação Anjo da Guarda e a Associação de Assistência São Deocleciano (AASD). Esta ação encerrou com alegria as atividades de 2021 das instituições envolvidas no projeto.

A ação solidária na PAULUS Livraria de Cotia (SP) envolveu com entusiasmo a Instituição Pequeno Cotolengo Paulista, que realiza um trabalho de acompanhamento e assistência social com crianças portadoras de necessidades especiais. O projeto atendeu 60 crianças e auxiliou o trabalho desenvolvido pelos profissionais, sendo escolhidas obras sem texto da PAULUS, cujas imagens ricas em cores, enredo e ritmo contribuem de forma lúdica para o desenvolvimento intelectual as crianças.

Em Guarapuava (PR), a PAULUS Livraria em parceria com a Sociedade de São Vicente de Paulo (Vicentinos) e o Projeto Anjos Inocentes, presenteou 294 crianças e adolescentes com idades entre 9 e 17 anos. “É uma grande alegria poder proporcionar o crescimento intelectual destas crianças que vivem nas mais adversas situações”, diz Marco Aurélio Zeli, supervisor da PAULUS Livraria de Guarapuava.

Na capital baiana, o empenho da PAULUS Livraria para formação de novos leitores interagiu com duas instituições filantrópicas: a creche Escola Nossa Senhora das Graças, localizada na periferia de Salvador e o Centro Educacional Criança Feliz, situada na cidade de Itaberaba, interior da Bahia. No total, 345 crianças foram beneficiadas com a doação de livros do catálogo infantojuvenil da Editora.

A PAULUS Livraria de Maceió (AL) escolheu a Instituição Secretariado de Assistência Social  Juvenópolis, situada no bairro de Petrópolis. O dia começou com a celebração da Santa Missa, seguida de apresentações culturais e, por fim, os livros foram entregues a 174 crianças assistidas  pela entidade com idades entre 5 e 18 anos.

Na PAULUS Livraria de Goiânia (GO), 171 crianças foram beneficiadas com a iniciativa. Através da Associação Irmãs da Mãe Dolorosa da Ordem Terceira de São Francisco, crianças entre 1 e 15 anos receberam os livros doados por colaboradores e clientes.

Na PAULUS Livraria de Campinas (SP), a iniciativa foi feita em parceria com o Centro de Promoção para um Mundo Melhor (CEPROMM), beneficiando as 315 crianças atendidas pela instituição.

Em São Paulo, a PAULUS Livraria da Vila Mariana, em parceria com a Pastoral do Menor da diocese de Santo Amaro, presentou 150 crianças das instituições Guri, Arco-Íris e Ecarte, com livros apadrinhados por nossos clientes e colaboradores. “Finalizamos o ano com o coração grato e muito felizes por difundirmos o hábito da leitura com estas crianças e adolescentes. Acreditamos que o amor pelo livro e pelo conhecimento pode transformar o mundo”, afirma Adriana Ribeiro, gerente da unidade.

O Projeto Natal Solidário envolveu as 34 Livrarias da PAULUS Editora presentes em todo o território brasileiro. Esta campanha ressalta que o hábito de leitura deve ser estimulado durante todo o processo formativo do indivíduo. O projeto observa que, na infância, é possível despertar na criança o gosto pela leitura, o amor pelos os livros, a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler.  A PAULUS agradece a todos os envolvidos por essa ação de solidariedade em mais um Natal.