Em lançamento virtual, autores de “Celebrar o dia do Senhor” falam sobre a riqueza da Liturgia | Paulus Editora

Notícias

19/04/2021

Em lançamento virtual, autores de “Celebrar o dia do Senhor” falam sobre a riqueza da Liturgia

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





No último dia 13 de abril, a PAULUS Editora promoveu o lançamento virtual do volume 1 da coleção “Celebrar o dia do Senhor”. O encontro foi mediado pelo consultor de catequese da PAULUS, Altierez dos Santos. Na ocasião, os autores convidados, Pe.Francisco Taborda e Pe. Johan Konings, dialogaram a respeito do conteúdo da obra e sobre a riqueza presente na Liturgia da Igreja.

O primeiro volume da publicação “Celebrar o dia do Senhor” apresenta reflexões teológicas sobre os textos eucológicos (oração da coleta, oração sobre as oferendas, prefácio, oração depois da comunhão, bênção solene/oração sobre o povo) e as antífonas (de entrada e de comunhão) de todos os domingos do ano litúrgico, das solenidades e das festas do Senhor.

Os autores destacaram a beleza e a riqueza teológica contida em cada momento da celebração, que muitas vezes é vivido de forma automática pela assembleia. Para Taborda, é preciso valorizar todos os momentos, inclusive quando aparentemente não está sendo dito nada. “O silêncio na liturgia é tão fundamental quanto as palavras. A Constituição Sacrosanctum Concilium repete algumas vezes sobre a importância do silêncio sagrado. Estes momentos servem para interiorizar aquilo que foi proclamado e preparar-se para o que será vivido em seguida”, explica o autor.

Ao ser questionado se os leigos não precisariam de mais formação bíblica para compreender a plenitude do que celebram, padre Konings afirmou: “Não, pois a própria liturgia é uma pós-graduação em Bíblia, para todos – mesmo para quem não sabe ler”, afirmou o autor, destacando algumas condições importantes: participar assiduamente da Missa ou Celebração da Palavra; que o sistema de som local funcione bem; que na Celebração, os leitores façam uma boa leitura, compreendendo o que está sendo proclamado; e que aquele que faz a homilia – seja o sacerdote ou ministro da Palavra – saiba aproveitar a riqueza da Liturgia e apresente-a de modo que o povo entenda.

Segundo Konings, o livro “Celebrar o dia do Senhor” tem como objetivo ajudar na preparação das homilias. “Estes livros não servem para serem lidos no lugar da homilia, mas servem para prepará-la, de tal modo que os que participam da celebração tirem o máximo de proveito dessa mesa da Palavra ricamente preparada”, concluiu.

Francisco Taborda, SJ, é professor emérito da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), Belo Horizonte (MG). Doutor em Teologia pela Universidade de Münster (Alemanha), publicou pela Paulus: “A Igreja e seus ministros: uma teologia do sacramento da ordem” (2ª reimpressão, 2016; publicada em espanhol por San Pablo, 2019) e “Sacramentos, práxis e festa” (2019).

Johan Konings, SJ (Bélgica, 1941), é doutor em Teologia, veio para o Brasil em 1972 para lecionar exegese bíblica, sucessivamente, nas Universidades Católicas de Porto Alegre e do Rio de Janeiro, até assumir, em 1986, a cátedra de Novo Testamento no Centro de Estudos Superiores, atualmente Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), em Belo Horizonte (MG). É autor de diversas obras.

O primeiro volume da coleção “Celebrar o dia do Senhor” está disponível em nossa loja virtual, através do link.

Para acompanhar a live na íntegra, confira: