Em lançamento da obra “Adolescer em Cristo”, coautor fala da importância do diálogo | Paulus Editora

Notícias

26/03/2021

Em lançamento da obra “Adolescer em Cristo”, coautor fala da importância do diálogo

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





No último sábado, 20 de março, a PAULUS Livraria do Rio de Janeiro, em parceria com a PascomRio, promoveu o lançamento online do livro “Adolescer em Cristo – Dinâmicas para animar encontros”. O coautor Rogério Bellini foi entrevistado por Mônica Martins, especialista em gestão de pessoas e Ministra da Palavra da Diocese de Duque de Caxias (RJ). Ao longo da transmissão, os participantes comentaram suas impressões a respeito do lançamento e de outras obras do autor.

Rogério Bellini trabalha há 30 anos com catequese e este é o primeiro trabalho voltado ao público jovem. Autor de outros livros com temática catequética, ele afirmou que a obra nasceu a partir do pedido de muitos leitores, que sentiam necessidade de materiais para o trabalho específico com adolescentes e jovens.

Segundo o entrevistado, o livro também é um apelo para um mundo mais fraterno. “O mundo precisa de diálogo, as pessoas estão intolerantes. Este livro vem para favorecer o diálogo e a interação entre as pessoas, numa oportunidade para as pessoas falarem sobre os seus sentimentos e percepções. Através da técnica, queremos fazer com que as pessoas conversem, troquem experiências, digam aquilo que sentem”, ressaltou Bellini.

O livro “Adolescer em Cristo – Dinâmicas para animar encontros”, faz parte da coleção “Catequese e Criatividade”. O subsídio traz 40 sugestões de dinâmicas para serem aplicadas nos encontros catequéticos com adolescentes, nas mais variadas circunstâncias: acolhida, animação, interação do grupo, reflexão ou aprofundamento de algum conteúdo e avaliação.  Todo o conteúdo está baseado na metodologia do ciclo de aprendizagem vivencial, que passa pelas fases de vivência, relato, processamento, generalização e aplicação. Para o autor, as dinâmicas não substituem os encontros de conteúdo catequético, mas auxiliam na integração do grupo e na partilha.

Outro destaque feito por Bellini é que na obra não são usados os termos catequista ou catequizando, mas facilitador e participante. Além disso, o livro traz a linguagem ecumênica, podendo ser usado por grupos de outras denominações cristãs ou mesmo em outros espaços. Na ocasião, também foi lançado o livro “Nas Trilhas do Coração – Via-sacra dos pequeninos”.

Rogério Bellini é graduado em Administração de Empresas e Psicologia, com especialização em Pedagogia da Cooperação, é também catequista, escritor, compositor e contador de histórias. Atualmente, faz parte da equipe de palestrantes do projeto Catequistas Brasil e dedica-se à Comissão de Animação Bíblico-catequética da Arquidiocese de Sorocaba (SP). Pela PAULUS Editora, publicou “Jogos e brincadeiras para a catequese”, “Vamos rezar juntos?”, “Recursos metodológicos para contação de histórias bíblicas na catequese infantil” e “Nas Trilhas do Coração”.

Outro autor da obra, Mario Meireles é natural da cidade de Osasco (SP). Alfabetizador e professor de matemática, atualmente cursa especialização em Bíblia na escola Superior de Teologia. Membro da diocese de Osasco e assessor da CEBIs, faz parte da equipe de coordenação da Campanha da Fraternidade. Catequista, realiza cursos de formação de dinâmicas e Bíblia em diversas dioceses pelo Brasil. Publicou pela PAULUS as seguintes obras: “Nova etapa: a formação da fé com adolescentes”, “Gênesis 1-11: formação bíblica para a catequese” e “Comunicat  – A comunicação a serviço da catequese”.

Confira a live na íntegra: