Nova unidade está localizada em Cotia, na região metropolitana de São Paulo
Nesta terça-feira (26), ocorreu a inauguração do quarto Centro PAULUS de Convivência, localizado em Cotia, na região metropolitana de São Paulo. A previsão é que as atividades na unidade comecem ainda na primeira quinzena de dezembro.
Estiveram presentes na cerimônia de inauguração os Padres Paulinos Claudiano Avelino e Silvio Ribas, Superior Provincial e Diretor Geral da PAULUS Editora, respectivamente. Além deles, o coordenador da PAULUS Social, Alessandro Tiezzi, o coordenador dos Centros de Convivência, Pedro Moraes, e um expressivo número de colaboradores das unidades de Cotia, Freguesia do Ó, Vila Mariana e Sede Administrativa também prestigiaram o evento.
A nova unidade está localizada no Parque da Família, que foi reinaugurado no último dia 28 de setembro, após ser revitalizado, em celebração organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social de Cotia. O atendimento nesta unidade será voltado para crianças, adolescentes e também para idosos, com atividades artísticas, culturais, tecnológicas e esportivas.
As demais três unidades do Centro PAULUS de Convivência atendem mais de 270 crianças, adolescentes e jovens e somam cerca de 30 mil atendimentos. A nova unidade já conta com mais de 100 inscritos.
UM LUGAR DE PAZ E FELICIDADE
Durante a bênção de inauguração, o Padre Claudiano destacou que o espaço deve ser um lugar de paz, fraternidade e felicidade, enfatizando que, como cristã, a PAULUS acredita que estabelecer um compromisso com o desenvolvimento humano daqueles que mais precisam é uma resposta ao desejo do Beato Tiago Alberione e ao projeto de vida de Jesus: “Que este seja um espaço de alegria, entendimento, paz e todas as coisas boas que Deus nos mostra”.
TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
Já o Diretor Geral, Padre Silvio, enfatizou o compromisso da PAULUS com a transformação social dos locais onde a instituição realiza suas atividades comerciais, definidas por ele como “o meio para a realização de sua missão institucional”.
“Com a instalação do Centro PAULUS de Convivência de Cotia, queremos seguir impactando positivamente a vida de crianças, jovens e suas famílias, fortalecendo vínculos sociais e promovendo valores, além de acolher as pessoas da melhor idade, a fim de promover qualidade de vida e interação social na comunidade”, manifestou o Padre Silvio.
Para Alessandro Tiezzi, o compromisso da PAULUS Social se consolidou ao longo dos anos, respondendo às necessidades das cidades brasileiras, seja por meio das formações de assessoramento em mais de 12 estados, ou por meio dos próprios Centros de Convivência:
“A PAULUS tem uma atuação histórica no campo social de mais de 30 anos muito assertiva. Estamos neste território, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, para desenvolver um serviço de extrema importância para os munícipes, principalmente para as crianças e adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social”, completou.
COMPROMISSO RECONHECIDO
Representando a prefeitura de Cotia, a Vice-Prefeita, Ângela Maluf, enalteceu o trabalho da PAULUS junto ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e aos demais Centros de Convivência.
Segundo ela, o trabalho realizado ao longo de tantos anos construiu um caminho sólido de reconhecimento e respeito por muitas pessoas que confiam na ação desempenhada pela PAULUS Social.
A Pia Sociedade de São Paulo se estabelece como uma Organização Social, atuando com preponderância legal na Política de Assistência Social. Concomitantemente, realiza ações na Política de Educação.
Essa atuação mista compreende um investimento majoritário nas ações que correspondem ao atendimento direto a usuários da Assistência Social, além de dedicar, desde 2005, uma atenção formal, regular, laica e presencial à Política de Educação, investindo na formação de jovens por meio da graduação nas áreas de Comunicação Social e Filosofia.
SOBRE OS CENTROS PAULUS DE CONVIVÊNCIA
A PAULUS promove o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em quatros Centros PAULUS de Convivência, localizados na Freguesia do Ó, Vila Mariana, Osasco e Cotia, atendendo à prerrogativa de estimular a convivência comunitária e o fortalecimento de vínculos dos atendidos.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), conforme indicado na Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais (Resolução 109/2009 do Conselho Nacional de Assistência Social), compõe as ofertas de serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), favorecendo a população que vivencia situações de vulnerabilidade e risco social, garantindo a efetivação do direito à convivência familiar e comunitária e à proteção da família, por meio de novas oportunidades e reflexão acerca da realidade social.