
A PAULUS Editora, no mês de agosto, destaca a obra Fé, Esperança e Caridade – Itinerário rumo a Deus para o mundo atual, do Cardeal Raniero Cantalamessa. Com lançamento recente, o livro pode ser adquirido em toda a rede livrarias PAULUS e na loja virtual como leitura essencial para quem busca uma vida espiritual mais profunda e conectada com os desafios contemporâneos.
Escrita por um dos nomes mais respeitados da espiritualidade cristã, a obra propõe uma redescoberta das três virtudes teologais sob uma abordagem litúrgica e pastoral. Cantalamessa, pregador da Casa Pontifícia por mais de 40 anos, baseia seus textos em uma série de sermões realizados na presença dos papas João Paulo II e Francisco, conectando tradição e atualidade de forma inspiradora.
A estrutura do livro favorece a meditação diária, conduzindo o leitor por um itinerário espiritual semelhante ao dos Reis Magos rumo a Belém. A metáfora é central para a proposta do autor, que chama os cristãos contemporâneos de “Magos modernos do Ocidente”, convidados a oferecer seus dons espirituais ao Grande Rei: fé, esperança e caridade.
Em um dos trechos da obra, o cardeal escreve:
“Os pagãos conheciam o mito das ‘três Graças’; nós, cristãos, conhecemos as três virtudes teologais: fé, esperança e caridade. Três Graças não míticas, mas reais […] Este livro pretende ser um companheiro diário na jornada anual em direção ao Natal e uma pequena contribuição em preparação para o segundo milênio da nossa redenção em 2033.”
Além de ser uma obra de aprofundamento espiritual, Fé, Esperança e Caridade oferece uma visão contemporânea sobre a vivência cristã, sendo recomendada a todos que desejam compreender melhor sua fé, renovar seu compromisso com o Evangelho e encontrar sentido diante dos desafios do mundo moderno.
Sobre o autor
Raniero Cantalamessa, frade capuchinho e teólogo, nasceu em Colli del Tronto, Itália. Foi docente universitário e diretor do Departamento de Ciências Religiosas da Universidade Católica do Sagrado Coração, em Milão. Em 1980, assumiu a missão de pregador da Casa Pontifícia, ministério que exerceu até 2022. Em 2020, foi criado cardeal pelo Papa Francisco. Suas obras já foram traduzidas para mais de 20 idiomas.