Dicas de leitura: Solenidade da Anunciação do Senhor | Paulus Editora

Notícias

25/03/2021

Dicas de leitura: Solenidade da Anunciação do Senhor

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo! (Lc 1,28).

Nesta quinta-feira (25), a Igreja celebra a Solenidade da Anunciação do Senhor. Na presente data, recorda-se o dia em que o anjo anunciou à Virgem Maria que ela seria a mãe do Salvador do mundo, pela ação do Espírito Santo. Por meio do anjo Gabriel, Deus anuncia a vinda de um novo tempo para a humanidade, a vinda de Jesus Cristo, o Emanuel, o Deus conosco. A Solenidade da Anunciação do Senhor é celebrada nove meses antes da festa do Natal.

No mistério da encarnação, o amor infinito de Deus é derramado sobre o seu povo, o Verbo de Deus se fez carne no seio da Virgem Maria. Na Solenidade da Anunciação do Senhor, a Igreja também ressalta a humildade e entrega da Virgem Maria, que disse “SIM” aos planos de Deus. Maria, em sua simplicidade, proclamou: “Eis aqui a serva o Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!”. (Lc 1,38). Com o “SIM” de Maria, a Salvação chegou aos homens e mulheres de todos os tempos. Por essa razão, os fiéis contemplam na oração do Santo Rosário os mistérios do Cristo que se fez homem e visitou a humanidade.

Para celebrar a data com alegria, a PAULUS selecionou alguns títulos que ajudam o leitor a contemplar os mistérios do Cristo Jesus, junto à Virgem Maria. Com a oração do Santo Rosário, é possível rezar pela paz no mundo, pela cura das enfermidades, pelas famílias, pelos idosos, pelos jovens e crianças, pelo fim da pandemia e por diversas intenções. Confira!

História do Rosário

A obra “História do rosário”, escrita por Emanuele Giulietti, apresenta aos fiéis o contexto histórico da oração dos pequenos, daqueles que se dirigem a Santíssima Virgem Maria, na certeza de sua intercessão e proteção de mãe. De acordo com a obra, o rosário é também uma oração que ensina a meditar de forma profunda e conduz, mediante os mistérios contemplados, a percorrer todo o mistério de Jesus Cristo, filho do Deus Altíssimo. Trata-se de um modelo de oração completo e rico em espiritualidade por seu conteúdo teológico e devocional. Segundo o livro, esta oração não nasceu de um dia para outro, mas se desenvolveu através de longo percurso histórico. Saiba mais!

 

 Livro do Terço das mulheres

OLivro do terço das Mulheres”, de autoria da Ir. Francesca Carotenuto, ap, é uma proposta para ajudar as mulheres em sua caminhada de fé, para que continuem a fomentar a tradição orante da Igreja e a rezar o terço juntas.  O rosário é uma das orações mais antigas e conhecidas da Igreja, seu conteúdo baseia-se no Evangelho e percorre os principais acontecimentos da vida de Jesus, ajudando a meditá-los e contemplá-los por meio da reza das Ave-Marias. Neste livro, as meditações sobre cada mistério são pensadas como um olhar feminino, procurando levar em conta os pensamentos e sentimentos de Maria diante dos acontecimentos da vida de Jesus. Saiba mais!

O Rosário para crianças

A obra “O Rosário para criançasé um subsídio para ensinar às crianças a cultivarem o hábito de rezar o Rosário, e ajudar os pais, tios, avós, catequistas e todos aqueles que querem ajudar os menores no crescimento da sua fé e na devoção a Maria. Segundo o autor, todos os católicos são convidados a rezar a oração e a crescer na fé, vivendo em intimidade com a Virgem Maria. Por isso, para rezar o Rosário não há limite de idade, e até mesmo as crianças podem rezar. Saiba mais!

 

 

Rosário Bíblico do Terço dos homens

 

Presente em boa parte das comunidades e paróquias do Brasil, o grupo do terço dos homens já é uma realidade nacional. O terço rezado por este grupo é a expressão da milenar experiência dos homens que descobriram na recitação do Santo Rosário uma forma eficaz de mergulhar no mistério da Sagrada Escritura, conduzidos pelas mãos da Virgem Maria. O “Rosário Bíblico do Terço dos Homens”, de Dom Gregório Paixão, OSB, deseja colaborar, ainda mais, para o desenvolvimento dos grupos paroquiais estabelecidos, aprofundando a recitação do Terço por meio dos textos bíblicos que o fundamentam.  Saiba mais!

Ave Maria 

 

Na obra “Ave Maria”, o Santo Padre comenta o mistério de Maria com as palavras da oração mais amada. “Maria é a Mãe universal: dedicação total, cuidado, proximidade de cada filho, de cada filha. Nela vemos de fato um coração de mulher batendo como o de Deus, um coração que bate por todos, sem distinção. Ela é verdadeiramente o rosto humano da infinita bondade de Deus” Papa Francisco. Saiba mais!

 

 

Rosário das sete dores de Nossa Senhora

 

 Este livro convida o leitor a meditar sobre as sete dores de Nossa Senhora. “Aos pés da cruz, Maria aprendeu do filho a dura e suave lição, isto é, como se ama, até que ponto se ama, o que sugere o amor: sacrificar-se. Bastou a presença de Maria para consolar Jesus. Nenhuma palavra, nenhum lamento, nenhuma queixa contra os carrascos, mas, forte na dor, ela participou da paixão de Jesus firme, de pé, junto à cruz.” (Pe. Tiago Alberione). Saiba mais!