Dicas de leitura: Santa Catarina de Sena | Paulus Editora

Notícias

28/04/2021

Dicas de leitura: Santa Catarina de Sena

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Coleção “Clássicos do Cristianismo”, reúne as principais obras de Santa Catarina de Sena

“Se formos o que devemos ser, incendiaremos o mundo”. Santa Catarina de Sena

Nesta quinta-feira (29), a Igreja celebra o dia de Santa Catarina de Sena (1347-1380). Declarada “Doutora da Igreja” pelo Papa São Paulo VI, em 1970 e, mais tarde, patrona da Itália, junto a São Francisco de Assis, Santa Catarina continua a inspirar cristãos de todos os tempos, por seu exemplo de fé, doação e santidade.

Catarina nasceu em Sena (Itália), no ano de 1347, em uma família cristã numerosa, foi a 24ª filha dos 25 filhos do casal cristão Tiago di Benincasa e Lapa dei Piagenti. A Santa defensora do papado da Igreja teve uma infância difícil, seus pais eram muito pobres, sendo assim, ela não pode estudar e ainda vivia doente. Ainda jovem, Catarina tornou-se irmã leiga da Ordem Terceira Dominicana, mais tarde sua dedicação à vida de oração, penitência e intimidade com Deus, permitiu que ela tivesse várias visões durante as suas orações contemplativas.

Santa Catarina era dotada de dons místicos, recebeu os estigmas da Paixão de Jesus Cristo, passou a servir a Igreja, os pobres e os doentes de sua época. Para conciliar conflitos de divergência eclesial, Santa Catarina viajava em missão pela Itália e, por vezes, conseguiu reestabelecer a unidade da Igreja.

Santa Catarina de Sena faleceu no dia 29 de abril de 1380 em Roma, com apenas 33 anos de idade, vítima de um derrame. Mesmo sendo analfabeta, tornou-se Doutora da Igreja e deixou obras literárias ditadas por ela, consideradas de grande valor histórico, religioso e místico. Em comemoração ao dia de Santa Catarina de Sena, a PAULUS selecionou os principais clássicos deixados por ela que retratam sua vida de entrega e diálogo com Deus. Confira!

Santa Catarina de Sena – O diálogo

 

Publicada pela PAULUS, a versão luxo da obra “O diálogo” traz aos leitores os registros marcantes da vida de Santa Catarina de Sena. A doutora da Igreja é considerada mãe, e não filha do seu tempo. Santa Catarina era uma virgem convicta que fizera o voto de castidade desde a infância, mas poucas mulheres possuíram como ela o sentimento de maternidade. Este livro é o diálogo entre a “serva” e Deus Pai. Esta publicação retrata a atualidade da mensagem de Catarina, seu pensamento, os principais pontos de sua doutrina política. Saiba mais!

 

Santa Catarina de Sena – Cartas completas

O livroCartas completas” apresenta integralmente as cartas de Santa Catarina de Sena (1347-1380). Cada página deste livro revela o espírito vibrante, conciliador e surpreendente que evidenciam o porquê Santa Catarina se tornou um forte exemplo de fé, de vida e espiritualidade para os cristãos de seu tempo e para os de hoje. Nos registros da obra é possível conhecer de perto a trajetória de uma jovem simples e vibrante, apaixonada pela Igreja e pelo mundo. Santa Catarina teve importante atuação religiosa e social no seu tempo, século XIV, apesar de ter vivido apenas 33 anos. Nos dez últimos anos de sua vida, a jovem leiga ligada à Ordem Dominicana escreveu ou ditou 382 cartas sobre os mais diversos assuntos, escritos marcados pela linguagem clara e lógica, e pela sabedoria e profundidade teológica que lhe rendeu o título de Doutora da Igreja. Saiba mais!

Santa Catarina de Sena – As orações

Lançada pela primeira vez no Brasil pela PAULUS Editora, o livro “As orações”, apresenta as orações ditadas por Santa Catarina de Sena, doutora da Igreja (1347-1380). Este livro é a mais breve e também a última composição deixada pela Santa. A fiel serva de Deus foi uma leiga dominicana cuja ação evangelizadora marcou a vida da Igreja de sua época.  Em Santa Catariana de Sena está a figura humilde de uma mulher do povo, iletrada mas, ao mesmo tempo, dotada de privilegiada inteligência intuitiva, mística de profunda espiritualidade teologal. Em um momento histórico em que o mundo necessita redescobrir o valor da oração, este livro deseja auxiliar e motivar todos os cristãos a intensificar a vida de oração pessoal e comunitária, observando o exemplo de Santa Catarina de Sena que confiou seus projetos e sua vida a Deus e foi contemplada com a santidade. Saiba mais!