Notícias

09/10/2020

Dicas de leitura para celebrar o Dia de Nossa Senhora Aparecida

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





No dia 12 de outubro, o Brasil comemora o dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, título dedicado a Virgem Maria, Mãe de Jesus e Mãe de Deus. Este dia, foi escolhido para homenagear a Santa brasileira “Aparecida” nas águas do rio Paraíba no ano de 1717, recolhida pelas mãos de três pescadores simples: Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves, homens de fé que, lançaram as suas redes repletas de esperança e, após encontrarem à imagem, os peixes surgiram em abundância. A partir daí, à devoção e milagres, atribuídos a Nossa Senhora Aparecida, não cessaram. Para celebrar o mês da Padroeira do Brasil, a PAULUS Editora sugere alguns títulos marianos. As obras apresentam estudos aprofundados a cerca da figura de Maria, além da devoção a Santíssima Virgem. Confira!

Iconografia de Aparecida – Teologia da Imagem

 

A obra Iconografia de Aparecida – Teologia da Imagem, organizado pelo Pe. Valdivino Guimarães, traz as reflexões compartilhadas no IX Congresso Mariológico, realizado em 2015 em Aparecida. Também é repleta de citações, fotos, pinturas e explicações sobre imagens e obras de arte sacra. De acordo com o livro, refletir sobre a iconografia de Aparecida possibilita a leitor aprofundar-se sobre o papel de Maria no mistério de Cristo e da Igreja, unindo as experiências da devoção a Nossa Senhora Aparecida e as contribuições pastorais e teológicas ao redor da beleza e do profundo significado de sua imagem e mensagem

 

Maria na liturgia e na piedade popular

 

“Se alguém quiser saber quem é Maria, vá aos teólogos. Se quiser saber como amar Maria, vá ao povo.” Papa Francisco.

Organizado pelo Missionário Redentorista Pe. Valdivino Guimarães, o livro Maria na liturgia e na piedade popular, publicado pela PAULUS Editora, traz as reflexões das palestras realizadas no X Congresso Mariológico, realizado em 2016 em Aparecida (SP). O livro reúne textos de competentes teólogos e pastoralistas que ajudam a conhecer, amar e aprofundar a compreensão de Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, a partir da fé da Igreja.

 

Maria de Jesus – Sua vida e missão

 

“Quem é esta Mulher que desponta como Aurora, linda como a Lua, fulgurante como o Sol?” (Ct 6,10)

A obra de José Dias Goulart apresenta as principais passagens da vida de Maria. Nas primeiras páginas, o autor traz uma breve apresentação sobre os 300 anos da aparição de Nossa Senhora de Aparecida: “Faz 300 anos. Pescadores lançam as redes a noite toda no rio Paraíba, sem um peixe sequer. Com o último lance, cai na rede apenas o corpo de pequenina Imagem Negrinha. Renasce a esperança. […] Vão crescendo as multidões ao longo de três séculos. Em veneração confiante à Virgem Mãe Aparecida”.