Dicas de leitura para celebrar São Mateus – apóstolo e evangelista | Paulus Editora

Notícias

19/09/2023

Dicas de leitura para celebrar São Mateus – apóstolo e evangelista

Por Imprensa

Conheça os títulos para conhecer o apóstolo e autor do primeiro evangelho da Bíblia

Em 21 de setembro, a Igreja Católica celebra a festa de São Mateus, apóstolo de Cristo. A data convida os cristãos a repensarem sobre o seguimento a Jesus, a conversão, o despojo dos bens materiais e tudo que nos separa de Deus. 

Conforme descrevem as Sagradas Escrituras (Mt 9,9-13), antes do encontro com o mestre Jesus, Mateus era um rico coletor de impostos e, não tão aceito pelo povo por sua atribuição considerada exploradora, avarenta e injusta. O chamado “Segue-me” foi aceito pelo apóstolo que logo deixou tudo para seguir o Cristo e proclamar o seu Evangelho, tornando-se um dos doze discípulos de Jesus. 

Portanto, de cobrador de impostos a apóstolo e evangelista. Vale ressaltar que o evangelho a ele atribuído orienta amplamente sobre o uso correto do dinheiro e diversas orientações e condutas para alcançar os céus: “Não ajunteis para vocês riquezas na terra, onde a traça e ferrugem corroem, e onde os ladrões arrombam e roubam. Ajuntem sim para vocês riquezas no céu, onde nem a traça, nem a ferrugem corroem, e onde os ladrões não arrobam e nem roubam. Porque, onde está o seu tesouro, aí também estará o seu coração”, (Mt. 6, 19–21). 

Além dos preceitos, “Ninguém pode servir a dois senhores, pois odiará a um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Você não pode servir a Deus e ao dinheiro”, (Mt 6, 24), ou ainda o ensinamento do mestre: “Quando der esmola, a sua mão esquerda não saiba o que a sua mão direita está fazendo, de modo que a sua esmola seja dada em segredo. E seu Pai, que vê no segredo, recompensará você”, (Mt. 6, 3–4)

Segundo algumas fontes e tradições, Mateus seguiu anunciando o Evangelho e teria morrido de causas naturais, outras não tão plausíveis, descrevem que ele teria sofrido o martírio e terminado  seus dias na Etiópia, de onde suas relíquias teriam sido transportadas, primeiro para Paestum, no Golfo de Salerno, e no século X para Salerno, onde até hoje são honradas. Sua festa litúrgica é celebrada em 21 de setembro. 

Em comunhão com a Igreja, a PAULUS Editora indica alguns títulos que convidam os leitores a conhecerem o apóstolo São Mateus e suas principais contribuições para o anúncio do Reino de Deus. Confira!

Jesus, hebreu por parte de Mãe — O Cristo de Mateus


O livro “Jesus, hebreu por parte de Mãe — O Cristo de Mateus”, de Alberto Maggi com tradução de Pe. José Bortolini apresenta aos leitores um estudo sobre a figura e os principais ensinamentos de Jesus, conforme a leitura dos textos bíblicos de São Mateus, o Evangelho que, segundo a obra, mais do que todos os outros, transmite a mentalidade judaica, uma vez escrita por um escriba para uma comunidade de judeus que reconheceu em Jesus o Messias esperado. Saiba mais.

 

 

 

Lendo o Evangelho segundo Mateus

 

 

A obra “Lendo o Evangelho Segundo Mateus — O caminho do discipulado do Reino”, escrita por Jaldemir Vitório, SJ, traz um estudo detalhado sobre o primeiro dos quatro evangelistas. Segundo o autor, o Evangelho segundo Mateus testemunha o esforço da Igreja Primitiva de manter-se fiel a Jesus de Nazaré e ao Reino de Deus anunciado por ele. Saiba mais.

 

 

 

Mateus, o Evangelho 

 

 

Entre as várias riquezas que o leitor encontrará neste trabalho, destaca-se a abrangência bibliográfica. O autor João Leonel é um ávido leitor, obstinado mesmo por Mateus e sua mensagem. Além disso, outro ponto relevante é o cuidado e atenção com que Leonel aborda a literatura em torno do Evangelho de Mateus. Saiba mais.

 

 

 

Como ler o Evangelho de Mateus 

 

 

Nesta obra, Ivo Storniolo ressalta que cada evangelista organizou a redação do seu evangelho a partir de determinada compreensão da pessoa de Jesus. Mateus vê Jesus como o Emanuel, o Deus conosco, que se encarnou no mundo e na história para nos ensinar o caminho da justiça. É junto com Jesus, o mestre da justiça, que podemos construir o mundo novo. O primeiro evangelho é lido do começo ao fim a partir da frase-programa de Jesus. “Devemos cumprir toda a justiça” (Mt 3,15). Saiba mais.

 

 

O evangelho de São Mateus: comentário sociopolítico e religioso a partir das margens

 

 

Neste livro, o autor Warren Carter lê o Evangelho de Mateus como contranarrativa (resistência), mas também como obra de esperança. Segundo ele, é texto de resistência enquanto escrito a partir de uma comunidade que procura subsistir diante do status quo dominado pelo poder imperial romano e pelo controle da sinagoga. Saiba mais.