Para o Dia do Folclore, conheça a obra “Mitos e Lendas do Brasil em Cordel” | Paulus Editora

Notícias

22/08/2021

Para o Dia do Folclore, conheça a obra “Mitos e Lendas do Brasil em Cordel”

Por Imprensa

No próximo dia 22 de agosto, celebra-se o Dia do Folclore Brasileiro. A data, instituída no Brasil em 17 de agosto de 1965 e aprovada pelo Congresso Nacional, ressalta a importância da cultura e as diversas manifestações folclóricas presentes no país. Em 22 de agosto de 1846, a palavra “folclore”, que significa “conhecimento do povo”, foi utilizada pela primeira vez pelo pesquisador britânico William John Thoms (1803-1885). O dia também tem por objetivo auxiliar na preservação de todo o acervo que forma o folclore brasileiro e no incentivo dos estudos da área. Nesta data, destacam-se as danças, os ritmos, as festas e os personagens do folclore brasileiro.

Para celebrar a data, a PAULUS indica a obra “Mitos e Lendas do Brasil em Cordel”, um livro escrito pela autora e ilustradora Nireuda Longobardi. Este livro oferece às crianças e aos jovens alguns dos contos que, de acordo com Nireuda, falam de guardiões da nossa fauna e flora, como o Saci, o Boto, a Iara, o Lobisomem, o Curupira, a Mula-sem-cabeça, entre muitos outros. Neste livro, Nireuda resgata as histórias que fazem parte do patrimônio cultural do país e que, por meio da literatura de cordel – caracterizada por versos rimados – são mais fáceis de serem memorizadas pelos jovens leitores. Saiba mais!

Mitos e Lendas do Brasil em Cordel

 

Em “Mitos e Lendas do Brasil em Cordel”, Nireuda Longobardi lembra que o Brasil é riquíssimo em histórias e lendas. Segundo a obra, trata-se de feitos que nascem do povo e que, geralmente, vêm em resposta a um contexto histórico-social pleno de questões de cunho moral. As mesmas histórias se espalham por diferentes estados do país e, com isso, misturam-se a novos elementos.  Para Nireuda, o cordel também é uma manifestação de nossa cultura, sendo mais difundido nos estados do nordeste brasileiro, contudo essa forma de expressão vem ganhando força e valorização na literatura brasileira.  Saiba mais!