Notícias

27/10/2020

Dicas de Leitura: Lançamentos PAULUS

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Dia 29 de outubro comemora-se o dia Nacional do livro. Há 89 anos, a PAULUS contribui e incentiva à leitura no Brasil. São mais de 3 mil obras publicadas em um catálogo diversificado entre os temas: patrística; espiritualidade; infantil; juvenil; bíblico; obras acadêmicas; música e vídeo; pastoral, catequese e liturgia; comunicação, psicologia, teologia, filosofia e ciências humanas. Abaixo conheça algumas publicações recentes na área de espiritualidade

Jesus, uma biografia

 

Em Jesus Uma Biografia, o autor Armand Puig i Tàrrech procura responder algumas perguntas essenciais: Quem era Jesus? Quais foram seus sonhos, projetos, esperanças? A publicação se baseia nas fontes sobre Jesus: romano, judeu e cristã. De acordo com Puig, os quatro evangelhos canônicos (Mateus, Marcos, Lucas e João) são as principais fontes históricas sobre Cristo: “todos os quatro evangelhos são lidos com rigor crítico, e essa análise mostra que são fontes historicamente confiáveis”.

 

Santa Gemma Galgani – entre Deus e o diabo

 

Neste livro, Pe. José Carlos Pereira traz para o leitor ricas informações sobre a vida e a espiritualidade de Santa Gemma, coletadas em uma peregrinação feita à cidade de Lucca, onde ela viveu, em biografias já publicadas e nos diversos escritos da santa. Mais do que trazer dados sobre sua vida,  o objetivo da obra é evidenciar a relação paradoxal que ela tinha com Deus e o diabo e sua constante luta para aproximar-se sempre mais do primeiro e vencer as tentações do segundo.

 

A Ressurreição do Filho de Deus

 

No terceiro volume de sua série “Origens Cristãs e a Questão de Deus”, N.T. Wright demonstra que os autores do Novo Testamento acreditavam em uma ressurreição corporal literal de Jesus Cristo, e não em uma ressurreição espiritual inventada posteriormente, e que sua crença é a melhor explicação da evidência disponível, em prejuízo dos dogmas naturalistas da mundivisão moderna: “Preferi expor as fontes primárias e deixá-las moldar o livro, ao invés de oferecer um longo “estado da questão” e permitir que ele dominasse o horizonte”, diz o autor.

 

O que você pensa sobre religião? 75 respostas de Anselm Grün

O que é mesmo ter fé? É a pergunta que dá o início da obra. Anselm Grün responde que ter fé é um ato básico do ser humano, independentemente do cristianismo. Na tradição cristã é possível distinguir entre a “fé em tu” e “fé em alguma coisa”. Fé em tu é um relacionamento pessoal com Deus. E fé em alguma coisa refere-se ao conteúdo da fé. Quais os textos básicos da fé na Bíblia, que servem para uma primeira orientação? Existe um saber novo sobre Deus que veio por meio de Jesus? Deus está acessível à razão? Qual a relação entre fé e salvação? O que é a espiritualidade? Por que existem tantas Igrejas? São algumas perguntas que compõem o livro O que você pensa sobre religião?

 

Espiritualidade e a arte de viver

 

“A vida cotidiana é o teste para saber se minha espiritualidade está certa ou não”. Anselm Grün

O autor Anselm Grün escolheu alguns de seus textos, já publicados em outras obras, para compor o livro Espiritualidade e a arte de viver.  De acordo com Grün, todos os textos giram em torno da ideia de traduzir a espiritualidade concretamente na vida cotidiana, e entendê-la como a arte de viver saudavelmente.