Dicas de Leitura: Dia Internacional das Florestas | Paulus Editora

Notícias

18/03/2021

Dicas de Leitura: Dia Internacional das Florestas

Por Imprensa

No próximo dia 21 de março, é celebrado o Dia Internacional das Florestas. Há 50 anos, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) instituiu a data, com o intuito de conscientizar a humanidade sobre a importância das florestas. No dia 21 também é o primeiro dia da primavera no hemisfério norte e do outono no hemisfério sul.

No Brasil, os dados são preocupantes. Em 2020, o desmatamento na chamada Amazônia Legal cresceu 9,5%, chegando a 11 mil km² desmatados, segundo dados oficiais. Além da Amazônia, o Brasil sofreu recentemente com os incêndios no Pantanal, fato que afetou gravemente a fauna e flora locais, além das tragédias em Brumadinho e Mariana.

Para ajudar na conscientização sobre a importância do cuidado com o meio ambiente, a PAULUS Editora recomenda os livros abaixo, que abordam de forma didática a estreita relação entre o ser humano e o meio ambiente através de exemplos concretos – como a obra “Chico, o homem da floresta”, que conta a história do ex-seringueiro, ativista e ambientalista Chico Mendes – ou de histórias de ficção e fantasia – como o livro “A árvore dos meus dois quintais”. Confira!

Chico o homem da floresta – Lúcia Fidalgo

“Chico, homem da floresta”, faz parte da coleção Brasileirinhos – que adapta para o público infantil a  história de grandes personalidades brasileiras. A obra de Lúcia Fidalgo apresenta a trajetória de Chico Mendes, ex-seringueiro e defensor da natureza e dos povos originários na Amazônia. O livro transmite várias mensagens às crianças, do amor e o respeito do ser humano pela natureza até a não desistência na luta por causas justas – neste caso pela preservação da floresta. O livro conta com as ilustrações do artista plástico Demóstenes Vargas, que engrandecem o projeto. Saiba mais!

 

Onde fica o meio ambiente – Shirley de Souza

Compondo a coleção De que lado você está?, o livro “Onde fica o meio ambiente?”, conta a história de quatro estudantes que, embora com personalidades distintas, juntam-se para realizar um trabalho escolar falando sobre o meio ambiente. Com a obra, a autora promove um debate sobre as graves questões ambientais que ocorrem em nosso planeta, refletindo sobre as ações para reverter o quadro e sugere novas atitudes a favor da preservação da biodiversidade. “A escola é um dos principais espaços onde podemos exercer nossa cidadania, experimentar a mobilização social e começar a transformar o mundo. O universo escolar não envolve só estudantes e educadores: ele é capaz de atingir as famílias e comunidade local”, afirma Shirley de Souza. Saiba mais!

A árvore dos meus dois quintais – Jonas Ribeiro

Numa história envolvente, que aborda a magia da imaginação, a obra “A árvore dos meus dois quintais”, conta a história de um menino e sua amizade com uma árvore plantada no quintal de casa. Com narrativa poética, o texto convida o leitor a refletir sobre o carinho e o respeito presentes nesta relação. “Sem gente e sem árvores ao nosso redor, nada feito, a vida fica completamente desprovida de sentido. Mais do que temas importantes, as amizades e o meio ambiente são essenciais, imprescindíveis”, reflete o autor. O livro faz parte da coleção Arteletra, que alia a força da narrativa com a beleza das ilustrações. Saiba mais!

Quem mexeu na minha floresta – Adalberto Cornavaca

A obra da coleção Imagem da Palavra, tem como objetivo interagir e exercitar a criatividade dos leitores. Quem mexeu na minha floresta?, de Adalberto Cornavaca, é dedicada a todas as crianças que amam e protegem o meio ambiente e, por meio de belas imagens, visa interagir e convidar as crianças para que encontrem seus próprios caminhos. Saiba mais!