Dica de leitura: Maria Madalena | Paulus Editora

Notícias

22/02/2021

Dica de leitura: Maria Madalena

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





A obra “Maria Madalena – história, tradição e lenda” publicada pela PAULUS é fruto de um trabalho de pesquisa de três anos de mestrado da autora Wilma Steagall De Tommaso. Pensar na figura de Maria Madalena é pensar em uma das personagens bíblicas, mais importantes e contraditórias da Igreja. Muitos são os relatos e especulações sobre a seguidora fiel e dedicada a Jesus, por muito tempo, passagens significativas e problemáticas, observadas sob a ótica de diversos autores surgiram, Maria foi apresentada de diversas maneiras e igualada a muitas mulheres da bíblia, entretanto, quais relatos se baseiam em fundamentos históricos? Afinal, quem foi Maria Madalena? O que os evangelistas revelam sobre ela?

Nesta obra, a autora realiza uma minuciosa análise e procura revelar diante de um contexto histórico, os principais fatos sobre Maria Madalena, sobre o que é lenda e tradição. Wilma busca resgatar a identidade de Maria Madalena, começando por sua vida desde a Galileia, em Midgal – sua cidade natal, por isso ser também conhecida como Maria da Magdala.

Com base em fundamentos históricos e bíblicos, Wilma procurou sua identidade nos evangelhos; estudou a Igreja do Oriente e do Ocidente; a Tradição da Igreja; foi em busca das lendas que envolvem Maria Madalena; buscou reflexões de muitos Pais da Igreja; no renascimento italiano; no Iluminismo, no Concílio Vaticano II. Além disso, a autora apresenta diversas imagens de Maria Madalena  pintadas por dois artistas sacros contemporâneos: Padre Mark Ivan Rupnik (1954-), esloveno, que se expressa na maravilha dos mosaicos e na pintura; e de Claudio Pastro (1948-2016), artista sacro brasileiro. Os dois artistas, com traços simples e marcantes, retratam Maria Madalena resgatando a identidade da santa em formas simples e simbólicas. Saiba mais!