No dia 15 de outubro, celebramos o Dia do Professor, uma data especial para lembrar daqueles que, com dedicação e paixão, ajudam a formar cidadãos e a construir futuros melhores.
No Brasil, são mais de 2 milhões de professores na educação básica, muitos deles altamente qualificados e comprometidos com o ensino. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), grande parte desses educadores possui formação superior completa e investe continuamente em sua qualificação.
Apesar dos desafios naturais da profissão, como a rotina intensa e a responsabilidade de ensinar diversas gerações, os professores seguem firmes na missão de compartilhar conhecimento. Uma pesquisa do Instituto Península mostra que, mesmo diante das dificuldades, mais da metade dos professores escolheria a profissão novamente. Um claro sinal de amor pela educação.
O Dia do Professor é uma ótima oportunidade para reconhecer esse trabalho essencial. Pequenas atitudes de valorização, como o respeito no dia a dia, o apoio e o reconhecimento, fazem toda a diferença para esses profissionais.
A obra Terapia do Professor reflete como esses profissionais enxergam a vocação para além do trabalho. A terapia do professor não afastará os tempos árduos, mas seus conselhos acertados e encorajadores ajudam a cuidar de si e a extrair o melhor daqueles aos quais ensinam.
Mais do que uma data, o 15 de outubro deve inspirar a todos nós a reconhecer e agradecer o esforço diário dos professores, que vão muito além das aulas: são educadores, orientadores e, muitas vezes, verdadeiros exemplos de vida.
Parabenizar, apoiar e valorizar o professor é celebrar a educação, que é a base para um futuro mais promissor para todos.