Descubra a história e a espiritualidade por trás da “Apóstola dos Apóstolos” | Paulus Editora

Notícias

18/07/2025

Descubra a história e a espiritualidade por trás da “Apóstola dos Apóstolos”

Por Imprensa

Celebrada no dia 22 de julho, Santa Maria Madalena ocupa um lugar de destaque na tradição cristã por ter sido a primeira testemunha da ressurreição de Jesus Cristo, o que lhe conferiu, inclusive, o título de “Apóstola dos Apóstolos” pelo papa Francisco. 

Em meio a interpretações diversas ao longo dos séculos, as obras lançadas pela PAULUS Editora oferecem perspectivas valiosas para quem deseja conhecer mais profundamente a figura histórica, espiritual e simbólica de Maria Madalena.

Maria Madalena – História, Tradição e Lendas

A obra Maria Madalena – História, Tradição e Lendas, resultado de três anos de pesquisa acadêmica, mergulha em fontes históricas, bíblicas e culturais para separar fatos, tradições e mitos construídos em torno da santa. Dividido em 15 capítulos, o livro percorre temas como: a cidade de Magdala e seu contexto histórico; a presença de Maria Madalena nos Evangelhos canônicos e apócrifos; a relação de Jesus com as mulheres; a influência do Papa Gregório Magno na formação da imagem da “nova Madalena”; representações artísticas ao longo dos séculos, do pós-Renascimento ao cinema contemporâneo.

A obra também discute figuras associadas ou confundidas com Maria Madalena, como Lilith, Santa Thaís e Maria Egipcíaca, e oferece glossário, anexos e rica bibliografia para aprofundamento. Saiba mais.

 

Santa Maria Madalena: História de um amor verdadeiro e de uma extraordinária confusão

O livro Santa Maria Madalena: História de um amor verdadeiro e de uma extraordinária confusão, do teólogo italiano Natale Benazzi, propõe uma reflexão crítica e espiritual sobre os equívocos históricos que envolvem a santa. Confrontando imagens populares como a de uma pecadora arrependida ou amante de Jesus, o autor apresenta uma Madalena mais próxima das fontes cristãs originais.

A partir de uma leitura cuidadosa de textos bíblicos e estudos teológicos, Benazzi aponta como a figura de Maria Madalena foi sendo moldada por interesses históricos, culturais e religiosos. “As fontes mais antigas não atribuem a ela nenhum papel carregado de conotações sexuais”, afirma o autor, ressaltando a necessidade de uma revisão mais justa da sua importância. Saiba mais. 

Maria Madalena, a Apóstola dos Apóstolos

 

O cinema, a pintura e a literatura retrataram Maria Madalena como anacoreta penitente, prostituta arrependida, amante ou esposa de Jesus. No entanto, as características com que ela foi apresentada nos textos mais antigos, canónicos e extra canônicos, foram quase ignoradas ou negligenciadas. Este livro é um estudo histórico e crítico sobre a imagem e as tradições de Maria Madalena e a sua evolução ao longo dos séculos até aos dias atuais. Saiba mais.