De forma gratuita e on-line, PAULUS promove o 5º Simpósio de Catequese | Paulus Editora

Notícias

06/08/2021

De forma gratuita e on-line, PAULUS promove o 5º Simpósio de Catequese

Por Imprensa

No dia 21 de agosto, a PAULUS Editora promove o 5º Simpósio PAULUS de Catequese, com o tema “Catequese: Ministério e Mistagogia”. O evento será gratuito e acontecerá de forma totalmente on-line. As palestras serão transmitidas pela página do Facebook e canal do YouTube da PAULUS Editora e os workshops acontecerão via Google Meet. O evento será realizado das 10h às 15h45.

Na primeira parte do Simpósio, Dom José Armando Bucciol, bispo da diocese de Livramento de Nossa Senhora (BA), abordará o tema da “Catequese e Liturgia: iniciação cristã e mistagogia”. Em seguida, Pe. Jânison de Sá, assessor da Comissão Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) falará sobre “Ministério e mistagogia”.

Segundo Dom Armando, a catequese mistagógica visa recuperar a metodologia inspirada na liturgia, uma antiga tradição da Igreja. “Não basta conhecer a doutrina, é importante, mas insuficiente! É preciso iniciar, isto é, introduzir por meio de uma experiência vital que envolva a totalidade da pessoa, também com seus sentidos e sentimentos, na compreensão do que acreditamos. Para isso, a liturgia é a proposta primaria e indispensável”, afirma o bispo.

Além das duas palestras de abertura, o Simpósio PAULUS de Catequese oferece oito opções de workshops, com os temas: Inspiração catecumenal e Conversão Pastoral; Vocação, ministério e missão do Catequista; A metodologia ECOAR na Perseverança, um caminho mistagógico; YOUCAT; Criatividade na Catequese; Iniciação Cristã com Adultos, de Inspiração Catecumenal; Catequese 4.0 e Psicopedagogia Catequética. Para esta edição do Simpósio, as vagas são limitadas. Inscreva-se já! Acesse: https://eventos.paulus.com.br/209/evento

Presença dos pais e familiares nos sacramentos

Para o bispo da diocese Livramento de Nossa Senhora (BA), é preciso conscientizar os pais e responsáveis sobre seu papel na educação na fé, não delegando esta tarefa aos catequistas. “Os pais são chamados a marcar presença, junto dos filhos, na vida litúrgica e eclesial, tornando-se os primeiros catequistas de seus filhos. Na celebração do batismo, pede-se com insistência que assumam, junto com os padrinhos, essa iniciação. Mas… quantas mentiras são ditas na Igreja, sobretudo, nas respostas que a liturgia propõe! Então, é dever de quem preside as Comunidades de fé a ajudar as pessoas que batem à porta da Igreja pedindo sacramentos, a serem mais coerentes com o que fazem no momento litúrgico”, aconselha Dom José Armando.

Para aqueles que irão participar do 5º Simpósio PAULUS de Catequese, o bispo busca encorajar e animá-los a buscar sempre mais o caminho do seguimento de Jesus Cristo. “Penso oportuno questionar certa praxe – à luz desses ensinamentos conciliares – e encorajar para que, com fé e coragem, todos que amam a Jesus e querem segui-Lo, possam compreender que as mudanças mais exigentes começam dentro de cada um/a; Jesus pede conversão, mudança interior, novo olhar para enxergar e compreender o sentido da vida. Na busca permanente de transmitir às novas gerações a pessoa e a mensagem de Jesus, seu Reino da verdade, justiça, paz e amor. Insisto, não só como assuntos de simples conhecimento teórico, mas como mensagem de vida a ser acolhida na própria vida, sem dispensar conhecimento e reflexão. Por isso, insisto na necessidade de uma permanente e renovada aproximação da Palavra como mensagem de vida em plenitude, capaz de cortar vícios e iluminar horizontes, ser água de vida e fogo de amor, pão que alimenta e palavra que consola e fortalece”, anima Dom José Armando.

Serviço:

5º Simpósio PAULUS de Catequese
Dia 21 de agosto, das 10h às 15h45
Evento on-line
Inscrições gratuitas (vagas limitadas)
Mais informações: https://eventos.paulus.com.br/209/evento
(11) 99974-1981 | [email protected]