Cursos para educadores e catequistas movimentam o interior de São Paulo | Paulus Editora

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17/05/2018

Cursos para educadores e catequistas movimentam o interior de São Paulo

Por Imprensa

Procurando sempre mostrar seu comprometimento e proatividade, a PAULUS Livraria de Campinas promoveu duas ações no último sábado, 12, direcionadas aos educadores, bibliotecárias e catequistas.

Com o tema “Inventando e criando com a biblioteca infantil: o espaço físico da biblioteca escolar como ferramenta didática”, o curso auxiliou os participantes a encontrar novas maneiras de utilizar a biblioteca escolar, deixando-a mais atrativa e atraindo os alunos.

A pedagoga Cássia Cristina Marques mostrou que os livros podem ser usados de acordo com a faixa etária do aluno e sua etapa da formação, sendo um instrumento de aprendizado e também como ferramenta interdisciplinar.

Cássia também falou sobre o uso da leitura e da dramatização como instrumento de aprendizado. “Quando contamos uma história e depois o aluno faz uma dramatização, o professor consegue trabalhar literatura, português, expressão, criatividade e também matemática, com o conceito de lógica”, afirmou.

Foram trabalhados conteúdos e ferramentas que podem ajudar os professores e alunos a transformar suas realidades, obtendo conhecimentos, experiências novas e comunitárias. A experiência possibilitou que os participantes pudessem trocar informações e realidades.

​No mesmo dia, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no município de Paulínia, recebeu diversos catequistas para participar da formação sobre os manuais de catequese de Iniciação à Vida Cristã e de Inspiração Catecumenal, a partir do projeto de Joinville, elaborado de acordo com o apelo da Igreja. Cristiane Rosá, Leiga natural de Joinville (SC) e pós-graduada em Formação Humana pelo Instituto IATES de Curitiba, ministrou o curso.

De forma clara e objetiva, Cristiane transmitiu a didática e a metodologia dos manuais, além de auxiliar os participantes a compreenderem o sentido da iniciação cristã. De acordo com a facilitadora, o método deve ser aplicado de maneira que auxilie o iniciante a entender o processo catecumenal e a vida eclesial e litúrgica da comunidade.