Cursos de setembro abordam Maria e a Bíblia em Salvador | Paulus Editora

Notícias

28/09/2017

Cursos de setembro abordam Maria e a Bíblia em Salvador

Por Imprensa

Em setembro, a PAULUS Livraria de Salvador realizou uma série de cursos sobre Maria. Os eventos tiveram como intuito celebrar o Ano Jubilar Mariano e os 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Com o objetivo de estudar a figura de Maria nos textos bíblicos e na história da salvação e da Igreja, foi realizado, nos dias 12, 19 e 26, o curso “Maria na Bíblia”. Os três encontros contribuíram também para que os participantes vivenciassem a espiritualidade do Mês da Bíblia, preparando a comunidade para celebrar os 300 anos de encontro da imagem de Nossa Senhora.

A formação, ministrada pelo Pe. Juraci Gomes de Oliveira, pároco da Paróquia Santo Amaro de Ipitanga, em Lauro de Freiras (BA), reuniu cerca de 30 pessoas. Os cursistas receberam como material de apoio o livro Aquela que acreditou: a vida oculta de Maria de Nazaré, de Lúcia Arruda.

Publicada pela PAULUS Editora, a obra apresenta a figura de Maria de Nazaré a partir dos principais acontecimentos de sua vida: onde nasceu, quem foram seus pais, como conheceu seu esposo e onde passou os últimos dias aqui na Terra.  Além de contar detalhes sobre a Mãe de Jesus, o livro aborda o contexto sociopolítico, econômico e cultural da época.

No último sábado (23), a livraria promoveu mais uma atividade para celebrar o Ano Mariano. A palestra “A espiritualidade mariana no meu dia a dia” reuniu 34 pessoas, entre religiosos e leigos. A manhã foi repleta de meditações marianas.

A atividade proporcionou aos participantes uma preparação para as celebrações dos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida. Além disso, houve uma reflexão sobre os ensinamentos de Maria, intercalados com leituras bíblicas e apresentações de cantos marianos. Para conduzir esse momento de espiritualidade, foi convidado o Frei Giovanni Barbosa Messias, frade capuchinho e reitor do Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres em Salvador.

A imagem de Nossa Senhora da Conceição foi encontrada no rio Paraíba do Sul, em 1717, pelos pescadores João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia. Desde então, as histórias de milagres atribuídos à intercessão de Aparecida se propagaram por todo o Brasil.

Com o passar dos anos, o número de peregrinos que saíam de suas casas, nos lugares mais remotos do país, em direção ao Vale do Paraíba, no interior de São Paulo, só aumentou.  Em 1930, o Papa Pio XI decretou Nossa Senhora da Conceição Aparecida a Rainha e Padroeira do Brasil. A lei federal de 1980 promulgou o dia 12 de outubro como feriado nacional, dia de devoção à santa. A lei também reconheceu Maria como protetora do Brasil.

Encerrando a programação de setembro, a livraria realiza no próximo sábado (30) o curso “As emoções negativas e a contribuição da mística para a situação psicológica”. Mais informações:

PAULUS Livraria de Salvador/BA

Rua Direita da Piedade, 75 – Barris

Tel.: (71) 3321.0126 / WhatsApp: (71) 99197.8116

[email protected]