Curso na capital mineira discute sobre Fraternidade e superação da violência, tema da CF 2018 | Paulus Editora

Notícias

16/02/2018

Curso na capital mineira discute sobre Fraternidade e superação da violência, tema da CF 2018

Por Imprensa

No último sábado (10), a livraria de Belo Horizonte promoveu um debate para discutir o tema da Campanha da Fraternidade de 2018: Fraternidade e superação da violência – Vós sois todos irmãos (Mt 23,8). Criada em 1962, a Campanha da Fraternidade é apresentada todo ano na Quarta-Feira de Cinzas, quando tem início a Quaresma.

Cerca de 50 pessoas participaram da formação, presidida por Dom Vicente de Paula Ferreira, C. SS. R., bispo auxiliar da Diocese de Belo Horizonte. O curso abordou o tema da injustiça, que gera violência, sobretudo em relação aos mais pobres e vulneráveis.

O tema deste ano chegou a ser abordado em outra época da história do Brasil. No ano de 1988, a CNBB tratou da superação da violência contra a comunidade negra, com o lema “Ouvi o clamor desse povo”. Na manhã de quarta-feira (14), durante a abertura oficial da Campanha, o secretário executivo de Campanhas da CNBB, Pe. Luís Fernando da Silva, leu para os presentes a mensagem enviada pelo Papa Francisco.

O papa inicia sua mensagem ressaltando que o perdão das ofensas é a expressão mais eloquente do amor misericordioso e, para os cristãos, é um imperativo de que não se deve prescindir. “Às vezes, como é difícil perdoar! E, no entanto, o perdão é o instrumento colocado nas nossas frágeis mãos para alcançar a serenidade do coração, a paz. Deixar de lado o ressentimento, a raiva, a violência e a vingança é condição necessária para se viver como irmãos e irmãs e superar a violência.”

No final da mensagem, papa Francisco pediu: “Peço a Deus que a Campanha da Fraternidade deste ano anime a todos para encontrar caminhos de superação da violência, convivendo mais como irmãos e irmãs em Cristo. Invoco a proteção de Nossa Senhora da Conceição Aparecida sobre o povo brasileiro, concedendo a Bênção Apostólica. Peço que todos rezem por mim”.