Curso aborda o conceito de formação da pessoa na obra de Santa Edith Stein | Paulus Editora

Notícias

01/06/2017

Curso aborda o conceito de formação da pessoa na obra de Santa Edith Stein

Por Imprensa

A livraria de Brasília promoveu, no último sábado (27), um curso sobre o livro A formação da pessoa em Edith Stein. O evento, que reuniu 40 pessoas no auditório da loja, buscou apresentar, de forma clara, o conceito de formação (Bildung) da pessoa a partir da obra da filósofa, educadora e mártir da Igreja. Adair Sberga, irmã salesiana e autora do livro que nomeia o curso, explicou aos participantes esse conceito como um processo gradativo de crescimento que modela o corpo e a alma.

Santa Edith Stein – ou, como é popularmente conhecida, Santa Teresa Benedita da Cruz – nasceu na Alemanha, em 1891. De ascendência judia, era a mais jovem entre 11 irmãos. Quando tinha dois anos, seu pai faleceu e sua mãe assumiu o cuidado da família. Edith cresceu, tornou-se uma grande acadêmica e perdeu a fé. Sua conversão se deu após a leitura da autobiografia de Santa Teresa de Ávila.

Em 1933, Edith ingressou nas Carmelitas de Colônia e passou a chamar-se Teresa Benedita da Cruz. Após um período, é transferida para a Holanda com sua irmã, que havia se convertido. Na época, decorria a perseguição aos judeus pelos alemães nazistas. Após a realização de um comunicado em que os bispos dos Países Baixos declaravam ser contrários às deportações de judeus, a Gestapo invade o convento holandês e prende Edith e sua irmã.

Levada a Auschwitz junto de sua irmã e um grupo de 985 judeus, Edith morre nas câmaras de gás e, depois, tem seu corpo queimado. No dia 1º de maio 1987, ela é beatificada e, 11 anos mais tarde, canonizada pelo Papa João Paulo II.