Convidados prestigiam tarde de autógrafos de professor Celso Antunes, na PAULUS Livraria Sé, em São Paulo | Paulus Editora

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04/11/2013

Convidados prestigiam tarde de autógrafos de professor Celso Antunes, na PAULUS Livraria Sé, em São Paulo

Por Imprensa

Na última sexta-feira, 01 de novembro, a PAULUS Livraria Sé, recebeu o autor Celso Antunes para uma tarde de bate-papo e autógrafos. O educador, que é autor de diversas obras lançadas pela PAULUS, conversou com convidados, autografou e, em entrevista, contou sobre sua trajetória no ensino. Celso Antunes foi professor de todas as séries e níveis de escolaridade, participou de inúmeros projetos públicos e privados sobre desafios educacionais.

Confira a breve entrevista!

PAULUS Editora: Que balanço o senhor faz sobre a sua carreira, após ter escrito tantas obras?

Celso Antunes: Quando penso em minha carreira, divido em dois vieses, ou seja, dois segmentos. O primeiro, como professor, educador. Como professor, passei por todas as etapas, e hoje digo, com convicção, que se fosse fazer tudo novamente, faria as mesmas coisas. Ser educador foi umas das experiências mais fascinantes que já vivi. O segundo segmento de minha carreira é como autor. Como autor, segui dois caminhos. Escrevi livros didáticos durante 25 anos e depois passei a escrever livros para professores e pais. E digo, mais uma vez e sem presunção, que agiria como no passado, mudaria somente a forma. Como autor foi aberto um novo leque de possibilidades; passei a proferir palestras e hoje são cerca de 160 palestras anuais, para pais e professores.

Celso Antunes e convidados. ” A leitura tem o poder de abrir o imaginário, e esta é, sem dúvida, uma das mais fantásticas experiências que podemos ter”

Como o livro pode, efetivamente, ajudar o professor e o aluno?

Existe um conjunto de ganhos que se pode obter com a leitura. Não só o professor ganha, mas também o aluno. Na conquista técnica, por exemplo, na medida em que lemos, tomamos gosto pela leitura e ganhamos uma habilidade maior com ela. A segunda conquista é que a leitura tem o poder de abrir o imaginário, e esta é, sem dúvida, uma das mais fantásticas experiências que podemos ter. Criamos dentro de nós a capacidade de pensar além da realidade em que vivemos.

Quais são as diferenças entre o professor de anos atrás e o professor de hoje?

Existem diferenças negativas e positivas nos professores de ontem e de hoje. O professor do passado era centrado e tinha muito conteúdo, porém se preocupava somente com a disciplina dele. O professor de hoje tem uma visão mais ampla. Além de educador, é conselheiro, assume até o papel de pai, se necessário. O professor de antes tinha uma formação melhor que os de hoje, isso é incontestável. Com o tempo, com “boom” da educação, formaram-se muitos professores e a qualidade caiu bastante nas novas faculdades.

Maria Aparecida Ferreira (Paró), professora de Literatura das Postulantes Paulinas. Na adolescência estou Geografia do Brasil em obra de Celso Antunes

Na sua visão, como será o professor do futuro?

Eu vejo, por exemplo, os educadores de países que estão a nossa frente. Estes professores incluem em suas metodologias de ensino o uso das novas tecnologias: internet, tablets, lousas eletrônicas, etc. E quando penso em nossos professores brasileiros daqui uns anos, penso neles como os da Finlândia, China, Coréia. Eles são interrogadores, pensadores, ensinam o aluno a pensar, descobrir, pesquisar. Não ensinam o aluno somente para fazer provas, ensinam para que usem a disciplina para a vida. Assim vejo o professor brasileiro no futuro.

Celso Antunes é mestre em Ciências Humanas, especialista em Inteligências e Cognição, membro fundador do Todos pela Educação (SP), consultor e participante do grupo Embajadores de La Educación. Foi diretor de grandes colégios particulares de São Paulo, professor de cursos de pós-graduação e diretor acadêmico de instituições de Ensino Superior.

 

Professora Regina Marta D. Amorim Silva coleciona as obras de Celso Antunes