Na última sexta-feira, 01 de novembro, a PAULUS Livraria Sé, recebeu o autor Celso Antunes para uma tarde de bate-papo e autógrafos. O educador, que é autor de diversas obras lançadas pela PAULUS, conversou com convidados, autografou e, em entrevista, contou sobre sua trajetória no ensino. Celso Antunes foi professor de todas as séries e níveis de escolaridade, participou de inúmeros projetos públicos e privados sobre desafios educacionais.
Confira a breve entrevista!
PAULUS Editora: Que balanço o senhor faz sobre a sua carreira, após ter escrito tantas obras?
Celso Antunes: Quando penso em minha carreira, divido em dois vieses, ou seja, dois segmentos. O primeiro, como professor, educador. Como professor, passei por todas as etapas, e hoje digo, com convicção, que se fosse fazer tudo novamente, faria as mesmas coisas. Ser educador foi umas das experiências mais fascinantes que já vivi. O segundo segmento de minha carreira é como autor. Como autor, segui dois caminhos. Escrevi livros didáticos durante 25 anos e depois passei a escrever livros para professores e pais. E digo, mais uma vez e sem presunção, que agiria como no passado, mudaria somente a forma. Como autor foi aberto um novo leque de possibilidades; passei a proferir palestras e hoje são cerca de 160 palestras anuais, para pais e professores.
Como o livro pode, efetivamente, ajudar o professor e o aluno?
Existe um conjunto de ganhos que se pode obter com a leitura. Não só o professor ganha, mas também o aluno. Na conquista técnica, por exemplo, na medida em que lemos, tomamos gosto pela leitura e ganhamos uma habilidade maior com ela. A segunda conquista é que a leitura tem o poder de abrir o imaginário, e esta é, sem dúvida, uma das mais fantásticas experiências que podemos ter. Criamos dentro de nós a capacidade de pensar além da realidade em que vivemos.
Quais são as diferenças entre o professor de anos atrás e o professor de hoje?
Existem diferenças negativas e positivas nos professores de ontem e de hoje. O professor do passado era centrado e tinha muito conteúdo, porém se preocupava somente com a disciplina dele. O professor de hoje tem uma visão mais ampla. Além de educador, é conselheiro, assume até o papel de pai, se necessário. O professor de antes tinha uma formação melhor que os de hoje, isso é incontestável. Com o tempo, com “boom” da educação, formaram-se muitos professores e a qualidade caiu bastante nas novas faculdades.
Na sua visão, como será o professor do futuro?
Eu vejo, por exemplo, os educadores de países que estão a nossa frente. Estes professores incluem em suas metodologias de ensino o uso das novas tecnologias: internet, tablets, lousas eletrônicas, etc. E quando penso em nossos professores brasileiros daqui uns anos, penso neles como os da Finlândia, China, Coréia. Eles são interrogadores, pensadores, ensinam o aluno a pensar, descobrir, pesquisar. Não ensinam o aluno somente para fazer provas, ensinam para que usem a disciplina para a vida. Assim vejo o professor brasileiro no futuro.
Celso Antunes é mestre em Ciências Humanas, especialista em Inteligências e Cognição, membro fundador do Todos pela Educação (SP), consultor e participante do grupo Embajadores de La Educación. Foi diretor de grandes colégios particulares de São Paulo, professor de cursos de pós-graduação e diretor acadêmico de instituições de Ensino Superior.