Conheça a história de Santa Maria Madalena, fiel discípula e colaboradora da missão de Jesus Cristo | Paulus Editora

Notícias

20/07/2022

Conheça a história de Santa Maria Madalena, fiel discípula e colaboradora da missão de Jesus Cristo

Por Imprensa

“O senhor disse a Maria Madalena: Vai a meus irmãos e anuncia-lhes: Subo a meu Pai e vosso Pai, a meu Deus e vosso Deus” (Jo 20,17).

No próximo dia 22 de julho, a liturgia da Igreja Católica celebra a Memória Litúrgica de Santa Maria Madalena, a seguidora e discípula fiel de Jesus Cristo até a morte de cruz e cenário da ressurreição. Nas Sagradas Escrituras, os evangelistas narram que Maria Madalena foi a primeira a encontrar-se com o Cristo Ressuscitado, logo, dirigiu-se apressada ao encontro dos irmãos para anunciar-lhes a boa notícia pascal. São Tomás de Aquino, por sua vez, a intitulou como a Apóstola dos Apóstolos, pois foi Maria Madalena que anunciou aos demais discípulos, a vitória de Jesus sobre a morte.

Maria Madalena é também conhecida por Maria de Magdala, devido a sua cidade Natal – Magdala (pequena aldeia de pescadores situada às margens do lago de Tiberíades na região da Galileia). Sua celebração foi instituída no ano 2016, pelo Papa Francisco, como forma de lembrar aos cristãos sobre o importante papel, protagonismo e principais ensinamentos que Santa Maria Madalena deixou para a história do cristianismo e para os cristãos de todos os tempos. Em Madalena encontra-se a figura do recomeço, da fé e do amor fraternal dedicado ao mestre que a olhou compaixão e misericórdia.

Muitos são os estudos que permeiam a vida de Santa Maria Madalena, relatos diversos também são discutidos e lembrados até os dias atuais. Mas de fato, quem foi Maria Madalena? Quais foram suas reais contribuições para a missão do Filho de Deus? Como Madalena é vista nos Evangelhos e, de que forma é possível entender a sua identidade descrita na Bíblia, assim como sua trajetória?

Na obra “Maria Madalena – história, tradição e lendas”, publicada pela PAULUS Editora e escrita por Wilma Steagall De Tommaso, estão algumas respostas que apresentam ao leitor a impressionante história de Maria Madalena. Para celebrar a data, a PAULUS destaca esta obra como forma de estudo e resposta aos inúmeros equívocos sobre a figura de Madalena.

Nesta pesquisa, a autora procurou a identidade de Madalena nos evangelhos; estudou a Igreja do Oriente e do Ocidente; estudou a Tradição da Igreja; buscou as reflexões dos Pais da Igreja; buscou respostas no renascimento italiano; no Iluminismo e no Concílio Vaticano II para contar com riquezas de detalhes sobre essa mulher que tanto amou e, por vezes ainda é vista como uma personagem emblemática e pouco compreendida entre as figuras bíblicas. Confira!

Maria Madalena – história, tradição e lendas

 

Nesta publicação, a autora Wilma Steagall De Tommaso traz uma minuciosa análise e procura revelar diante de um contexto histórico, os principais fatos sobre Maria Madalena, sobre o que é lenda e tradição. Wilma busca resgatar a identidade de Maria Madalena, começando por sua vida desde a Galileia, em Midgal – sua cidade natal, por isso ser também conhecida como Maria da Magdala. Além disso, a autora apresenta diversas imagens de Maria Madalena pintadas por dois artistas sacros contemporâneos: Padre Mark Ivan Rupnik (1954-), esloveno, que se expressa na maravilha dos mosaicos e na pintura; e de Claudio Pastro (1948-2016), artista sacro brasileiro. Os dois artistas, com traços simples e marcantes, retratam Maria Madalena resgatando a identidade da santa em formas simples e simbólicas. Saiba mais.