Confira os títulos da PAULUS para celebrar a Semana do Meio Ambiente | Paulus Editora

Notícias

01/06/2021

Confira os títulos da PAULUS para celebrar a Semana do Meio Ambiente

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





No dia 5 de junho é celebrado o Dia do Meio Ambiente. Para marcar a data, celebra-se a Semana do Meio Ambiente, com o intuito de promover a conscientização sobre a importância do tema.

A data foi instituída em 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em todo o mundo, são propostas diversas atividades que promovam a educação ambiental e debates sobre o cuidado do meio ambiente.

Este ano marca o início da Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas, que se estenderá até 2030. Segundo a organização, o tema é uma convocação para a proteção e revitalização dos ecossistemas, visando o benefício da natureza e das pessoas. “Somente com ecossistemas saudáveis podemos melhorar a subsistência das pessoas, combater as mudanças climáticas e deter o colapso da biodiversidade”, afirma a ONU em seu site.

Para celebrar a Semana do Meio Ambiente e ajudar a promover uma consciência ambiental, a PAULUS sugere títulos que falam sobre a importância da conservação do meio ambiente. Saiba mais:

Cadeira… cadeia quebrada

 

A obra infantojuvenil “Cadeira… cadeia quebrada”, escrita e ilustrada por Nireuda Longobardi, traz a história de uma cadeira, que relembra o seu passado como árvore e a companhia de seus antigos amigos. Depois, narra as etapas de sua extração, transformação, transporte e seu novo lar, nas brincadeiras de uma família em suas diversas e criativas utilizações. A obra  incentiva a reflexão sobre os objetos que rodeiam as crianças, questionando do que são feitos e a sua origem, valorizando os recursos naturais. Saiba mais.

 

Alice no país da natureza

O livro Alice no país da natureza é uma releitura da conhecida história de Lewis Carroll, que encanta gerações no mundo todo. Na obra do autor mineiro Jorge Fernando, Alice, uma garotinha simpática e tagarela, é surpreendida por uma onça pintada em seu quarto, a Pinima, que não está à caça de comida, mas de algum humano disposto a ajudar o povo da Amazônia a combater a poluição das águas, o desmatamento, a caça predatória e tantas outras crueldades. O autor conta a aventura das duas personagens e de inúmeros outros seres que elas encontram pela mata durante a missão, detalhando a fauna, a flora e a riqueza da beleza natural. Saiba mais.

 

Catequese e ecologia – espiritualidade ecológica e catequese responsável

 

 

Para colaborar com uma nova visão das atitudes ecológicas do ser humano, a PAULUS Editora apresenta a obra Catequese e ecologia, livro de Érica Daiane Mauri e Luiz Alexandre Solano Rossi.  Para os autores, a obra nasce da necessidade da compreensão da dimensão do cuidado e proteção como princípio da própria fé cristã, dinamizada por meio da espiritualidade ecológica e de uma catequese socialmente responsável. Saiba mais.

 

Chico, homem da floresta

“Chico, homem da floresta”, faz parte da coleção Brasileirinhos – que adapta para o público infantil a  história de grandes personalidades brasileiras. A obra de Lúcia Fidalgo apresenta a trajetória de Chico Mendes, ex-seringueiro e defensor da natureza e dos povos originários na Amazônia. O livro transmite várias mensagens às crianças, do amor e o respeito do ser humano pela natureza até a não desistência na luta por causas justas – neste caso pela preservação da floresta. O livro conta com as ilustrações do artista plástico Demóstenes Vargas, que engrandecem o projeto. Saiba mais.

 

 

A terra sem males – mito guarani

A publicação “A terra sem males – Mito guarani”, da PAULUS Editora, fala do profundo anseio do ser humano por um mundo melhor, mais feliz, sem guerras e sem maldades. No livro, Guirapoty parte com sua família em direção ao mar para escapar do incêndio que vai acabar com a terra, mas o pajé prevê que logo aconteceriam enchentes, e, para proteger sua família, ele constrói uma casa. A obra apresenta também uma seção informativa, na qual o leitor tem a oportunidade de conhecer o sentido do mito, bem como os elementos da história e da cultura indígena no Brasil. Saiba mais.