Colóquio Teológico em Salvador discute os desafios da Teologia e Filosofia na Contemporaneidade | Paulus Editora

Notícias

01/06/2018

Colóquio Teológico em Salvador discute os desafios da Teologia e Filosofia na Contemporaneidade

Por Imprensa

Com o tema, “Desafios da Teologia e Filosofia na Contemporaneidade: Diálogos Possíveis” a livraria de Salvador realizou, nos dia 25 e 26 de maio, o Colóquio Teológico PAULUS. O evento contou com a presença de dezenas de pessoas entre educadores, estudantes e interessados.

O sacerdote e professor Urbano Zilles, doutor em teologia e autor de diversos livros da PAULUS, não pôde comparecer, mas enviou dois vídeos falando sobre os temas que iria debater no evento, “Ateísmo e discurso cristão sobre Deus” e “Ainda há espaço para a fé no mundo atual?”.

Na sexta-feira (25), o tema do evento abordou assuntos ligados a teologia. O professor Frei Jorge Rocha, doutor em teologia, falou sobre a teologia em perspectiva. Durante a palestra utilizou a encíclica Rerum Novarum para exemplificar que a Teologia não é algo inerte, se modifica e adequa-se ao tempo em que é citada.

No mesmo dia, o professor Sandro Nogueira, mestre em educação, discutiu o tema “O sagrado em Heidegger”, além disso, os participantes puderam aprender sobre a relação entre a teologia e a musicalidade com o Pr. Joel Zeferino, líder da Igreja Batista Nazareth, em Salvador.

Na manhã de sábado (26), a teologia deu lugar a filosofia. O professor Valério Hillesheim, mestre em filosofia e doutor em Ensino, Filosofia e Histórias das Ciências, apresentou pontos chave para o debate sobre a filosofia e os principais desafios éticos da atualidade.

O professor Joceval Andrade Bitencourt, doutor em filosofia e autor da PAULUS, discutiu sobre o tema de um de seus livros publicados pela PAULUS Editora, intitulado: Descartes e a morte de Deus.

Giorgio Borghi, professor da Universidade Católica de Salvador, fez uma relação entre Heidegger e o Papa Francisco, durante a palestra ele utilizou trechos do livro “Entrevista do Papa Francisco ao Pe. Antonio Spadaro, SJ”, e mostrou a relação de pensamentos entre o filósofo e o pontífice.

Os dois dias de palestras foram marcados por grandes debates, onde o público pôde interagir com os palestrantes e tirar as dúvidas sobre os temas expostos.