O diálogo na construção da cultura de paz | Paulus Editora

Notícias

01/06/2016

O diálogo na construção da cultura de paz

Por Imprensa

Evento promoverá a reflexão sobre conflitos sociais e religiosos entre pessoas com diferentes manifestações de fé

A PAULUS Editora promove, no dia 9 de junho, em sua sede um evento gratuito com a finalidade de promover o diálogo entre a Teologia e outros saberes por meio de encontros, palestras e debates.
Desta vez o encontro traz o tema Monoteístas: dialogando por uma Cultura de Paz, importante questão da atualidade. Para o debate foram convidados três líderes religiosos: José Bizon, Raul Meyer e Sheik Houssam.
A ideia do tema é debater a aproximação e o diálogo entre pessoas de fé, com o objetivo de eliminar o preconceito. Assim é necessário estabelecer o diálogo, construir pontes, derrubar muros e encurtar distâncias, aproximando, compreendendo, respeitando e caminhando juntos, como membros de uma única e mesma sociedade.

Palestra
Data: 09 de junho (quinta-feira)
Local: PAULUS Editora
Endereço: Rua Francisco Cruz, 229
Vila Mariana – São Paulo (SP)
Favor confirmar presença pelo tel.: (11) 5087-3630
[email protected]

Cônego José Bizon
Pe. José Bizon, presbítero da Arquidiocese de São Paulo, é mestre em Ecumenismo pela Pontifícia Universidade Santo Tomás, de Roma, membro da equipe de coordenação do Movimento de Fraternidade de Igrejas Cristãs (MOFIC), membro da Comissão Nacional Anglicano-Católica Romana (CONAC) e coordenador da parte católica na Comissão Nacional de Diálogo Religioso Católico-Judaico (DCJ). Membro do Grupo de Diálogo da Igreja Católica com o Candomblé e Umbanda. Coordenador da Equipe de Diálogo Ecumênico e Inter-religioso no Regional Sul 1, da CNBB e na Arquidiocese de São Paulo. Professor de Ecumenismo e de Diálogo Inter-religioso na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC–SP), e supervisor do Estágio Obrigatório Pastoral da mesma Faculdade. Diretor da Casa da Reconciliação. Organizou cinco livros, dois na área de ecumenismo, dois na área de diálogo inter-religioso e um na área de espiritualidade presbiteral.

Raul Meyer
Líder religioso, educador, ativista comunitário, palestrante, empresário. Estudou no Seminário Rabínico Latino-americano, Universidad Argentina de la Empresa (Buenos Aires). Atuação voluntária na comunitária judaica:
Diretor de juventude da Congregação Israelita Paulista (CIP), dirigente de Campos de Estudos da CIP, Orientador do Capítulo Juvenil da Bnei Brith, formador, líder espiritual da Comunidade Shalom. Vice-Presidente e diretor do Centro da Cultura Judaica. Atualmente é líder religioso da Esh Tamid, comunidade judaica progressista. Diretor da Federação Israelita do Estado de São Paulo, tendo como responsabilidade o diálogo inter-religioso com a Igreja Católica, comunidade muçulmana, espírita e outras denominações religiosas.

Sheik Houssam
É libanês e reside no Brasil desde 1993. Fundador da Ordem dos Sábios muçulmanos no Brasil, da qual foi presidente por três mandatos (6 anos). É Consultor religioso do Instituto Futuro do Brasil. Presidente da CIFA – Centro Inter-Fé das Américas. Autor e escritor de várias obras nas línguas portuguesa e árabe. Representante da religião islâmica no diálogo inter-religioso do projeto Caminho de Abraão no Brasil. Imam da mesquita de Guarulhos.