Bienal Virtual Mineira do Livro recebe a autora Andréa Avelar e a ilustradora Simone Matias | Paulus Editora

Notícias

14/10/2021

Bienal Virtual Mineira do Livro recebe a autora Andréa Avelar e a ilustradora Simone Matias

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





BANNER BIENAL MINEIRA DO LIVRO SOBRE A OBRA O QUINTAL DE ALADIM

A PAULUS Editora, em parceira com a Bienal Virtual Mineira do Livro, promoveu um bate-papo sobre a obra infantil “O quintal de Aladim”. O encontro mediado pela jornalista Érika Augusto reuniu a autora do livro Andréa Avelar e a ilustradora Simone Matias em diálogo marcante sobre a emocionante história infantil de um refugiado, tema atual e presente em diversas realidades do mundo afora.

É importante ressaltar que, desde 2020, a maior iniciativa literária do Estado Mineiro interage com o público ofertando um conteúdo diversificado de atividades, entre as ações estão esses encontros com autores e especialistas sobre diversas temáticas presentes em livros educativos e criativos. A Bienal Virtual é realizada com o apoio do Grupo Asas, Câmara Mineira do Livro, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal. A Bienal tem a participação de 16 entidades curadoras e apoiadoras, e é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Vallourec do Brasil, BH Shopping, Supergasbras e Vaccinar.

O quintal de Aladim” introduz ao universo infantil, de forma leve e poética, a questão dos refugiados, através da história do pequeno Amin, de 11 anos, e sua família, que chegaram ao Brasil de navio, fugindo da guerra na Síria.

O livro faz parte da coleção Lendo o mundo e é indicada para todas as crianças e adultos que sonham com um futuro onde todos sejam tratados com respeito e seus direitos sejam legitimados. As ilustrações ajudam o leitor a adentrar na história do pequeno Amin e sua família, que no Brasil foi chamado carinhosamente por seus amigos de Aladim.

Para a autora Andréa Avelar, o livro é um porta-voz para tratar sobre diversos assuntos com as crianças. Segundo ela, o tema e vivência dos refugiados é bastante presente nas escolas e em diversos lugares. A obra “O quintal de Aladim” é um convite para olharmos as pessoas refugiadas e as diferenças com a beleza que vem acompanhada do bem e da verdade, através delas as pessoas se religam”, enfatiza.

Para Simone Matias, a ilustração sempre esteve presente em sua trajetória, em contato com outras realidades e com os livros. O trabalho realizado nas ilustrações contou com uma trajetória de pesquisa e inspiração oriundas do texto proposto por Andréa. Nas belíssimas ilustrações, o enredo ganhou vida para contar a história do pequeno Amin.

Andréa Avelar nasceu e vive em São Paulo. Formada em Jornalismo, Comunicação Social e Pós-graduanda em Gramática e Texto. Andréa é escritora, poetisa, compositora e roteirista, com especialização em produção cultural para a infância e escreve músicas, peças teatrais e poesias baseadas em suas obras. Autora de vários títulos, já visitou dezenas de escolas para conhecer e conversar com os seus leitores. O livro “O quintal de Aladim” é seu livro de estreia na Editora PAULUS.

Simone Matias é jornalista, formada pela Universidade Metodista de São Paulo. Fez vários cursos, entre eles o de ilustração em Sarmede, na Itália; e desenho e pintura em Nova Jersey, Estados Unidos. Ilustrou sua primeira história em 2006 e hoje tem mais de 50 livros publicados. Pela PAULUS Editora, Simone ilustrou as obras: “Favela”, “O presente”, “Luiz Lua, Gonzaga Estrela, o Rei do Baião” e “A rua que flutua”.

Confira o vídeo na íntegra!