Aos 87 anos, falece Dom Cláudio Hummes, prefeito emérito da Congregação para o Clero | Paulus Editora

Notícias

04/07/2022

Aos 87 anos, falece Dom Cláudio Hummes, prefeito emérito da Congregação para o Clero

Por Imprensa

Faleceu nesta segunda-feira, 4 de julho, Dom Cláudio Hummes, prefeito emérito da Congregação para o Clero e arcebispo emérito da Arquidiocese de São Paulo. Natural de Montenegro (RS), nasceu em 8 de agosto de 1934. Ingressou na Ordem dos Frades Menores (OFM) em 1952 e foi ordenado sacerdote em 1958.

Entre os anos de 1965 e 1968, foi assessor da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na área de ecumenismo. Em 1972, foi eleito ministro provincial da Província São Francisco, da OFM. Em 1975, foi nomeado por São Paulo VI como bispo coadjutor de Santo André (SP), onde permaneceu até 1996, quando foi nomeado arcebispo de Fortaleza (CE) e, em 1998, nomeado arcebispo de São Paulo, onde esteve até 2006. 

Entre 2006 e 2010, Dom Cláudio esteve como Prefeito da Congregação para o Clero no Vaticano. Em 13 de março de 2013, Dom Cláudio serviu de inspiração para o então cardeal Mario Jorge Bergoglio ao pedir para o futuro papa: “não se esqueça dos pobres”. O arcebispo de Buenos Aires então adotou o nome de Francisco, acolhendo o conselho do amigo. 

Nos últimos anos de sua vida, Dom Cláudio dedicou-se à Comissão Episcopal para a Amazônia e foi relator geral do Sínodo para a Amazônia, realizado em 2019. Foi também presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam) e presidente da Conferência Eclesial da Amazônia (Ceama), de onde pediu renúncia em março de 2022. Nos últimos meses seu quadro de saúde se agravou em decorrência de um câncer de pulmão.

Dom Cláudio durante lançamento da obra “O Sínodo para a Amazônia” no Colégio Marista Arquidiocesano em 2019

Em nota, o cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, convidou os fiéis a rezarem em ação de graças pela vida operosa de Dom Cláudio Hummes. “Deus acolha em suas moradas eternas nosso irmão falecido, cardeal Cláudio Hummes, e faça brilhar para ele a luz eterna”, conclui o arcebispo. 

Pela PAULUS Editora, Dom Cláudio publicou as obras “O Sínodo para a Amazônia” e “Grandes metas do Papa Francisco – Homenagem aos seus 80 anos de idade”, “Ano Santo da Misericórdia – Um Jubileu extraordinário”, “Papa Francisco e Apóstolo Paulo – Lâmpadas no caminho” e “Padres para a nova evangelização” e “Diálogo com a Cidade”. Além das publicações, Dom Cláudio sempre foi presença amiga e constante em celebrações, cursos e formações nas Livrarias PAULUS.