Abuso Espiritual – A Manipulação Invisível é o Livro Destaque de março | Paulus Editora

Notícias

01/03/2025

Abuso Espiritual – A Manipulação Invisível é o Livro Destaque de março

Por Imprensa

Neste mês de março, a obra Abuso Espiritual – A Manipulação Invisível, escrita pelo mestre em Teologia Gabriel Perissé, é o Livro Destaque da PAULUS Editora. O título, publicado em 2024, representa um guia para que os fiéis saibam identificar possíveis excessos cometidos por líderes espirituais.

SOBRE A OBRA

A temática abordada em Abuso Espiritual – A Manipulação Invisível se desenvolve a partir da comparação com outros tipos de abuso ocorridos em ambientes espirituais e religiosos, e que eclodiram nas últimas décadas.

Além da análise e reflexão sobre as possíveis motivações para que líderes religiosos cometam tais abusos, o livro trata, ainda, das características comuns entre as vítimas e como estas podem identificar esse tipo de violência.

“O abuso espiritual, nas suas mais variadas expressões, revela que, quando ministros e pastores se afastam da lógica kenótica proposta e testemunhada por Jesus, acabam buscando segurança em si mesmos e, consequentemente, tornam-se servos do poder, para que possam sustentar o próprio narcisismo e a própria autorreferencialidade”, escreveu o Padre Ronaldo Zacharias, SDB, doutor em Teologia Moral, responsável pelo prefácio da obra.

Conforme o autor, “o abuso espiritual é invisível, como invisíveis são a alma, o espírito e a consciência”, e não se limita ao contexto cristão, com relatos também em outras tradições religiosas, movimentos esotéricos, ocultistas e gnósticos.

“Existe abuso espiritual quando alguém se prevalece de sua posição ou de sua autoridade religiosa para dominar e manipular outra pessoa. Nas palavras de dois estudiosos do tema, trata-se de ‘uma injustiça decorrente do mau uso que determinados pastores, padres ou lideranças cristãs fazem de seus direitos e poderes associados às suas funções […], uma forma de violação feita em nome de Deus e de Cristo, ferindo o crente no mais profundo de sua alma’”, completou Gabriel.

A partir da explanação sobre tais assuntos, deseja-se que os leitores possam responder algumas perguntas, para que, assim, possam vivenciar a sua espiritualidade de forma segura. Dentre as quais:

  • Quem são as vítimas perfeitas do abusador espiritual?
  • Que tipo de pessoa pratica essa forma específica de abuso?
  • Como não cair nas armadilhas dos abusadores no campo tão sutil da espiritualidade?
  • Existe algum antídoto para evitá-la e combatê-la?
  • Como viver a fé de maneira autêntica?

SOBRE O AUTOR

Gabriel Perissé é mestre em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), doutor em Filosofia da Educação (USP) e doutor em Teologia (PUC-RS). Tem pós-doutorado em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É autor de mais de 25 livros, tradutor e conferencista.