A celebração da comunicação, educação e cultura no 8º Simpósio Paulus de Educação | Paulus Editora

Notícias

03/06/2013

A celebração da comunicação, educação e cultura no 8º Simpósio Paulus de Educação

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Sintonizada com as últimas tendências e inovações mundiais, a PAULUS Editora realizará, nesta quinta-feira, 6 de junho, o 8º Simpósio de Educação Paulus. Sob o tema Comunicação, Educação e Cultura, o evento tem como objetivo buscar integração, participação e reciclagem dos profissionais e públicos relacionados com o assunto.

Como nos anos anteriores, o simpósio acontecerá na FAPCOM – Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação. Durante todo o mês de maio, interessados fizeram suas inscrições; e para o evento, são esperados mais de 500 participantes.

Confira, abaixo, a programação:

Das 8h30 às 10h
1ª PALESTRA – EDUCOMUNICAÇÃO: UMA NOVA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CIDADÃ À LUZ DE PAULO FREIRE
Palestrante: Ismar de Oliveira Soares

10h – Coffee Break

Das 10h30 às 12h
2ª PALESTRA – A ARTE DE CANTAR E CONTAR HISTÓRIAS – NARRATIVAS ORAIS E PROCESSOS CRIATIVOS
Palestrante: Bia Bedran

Workshops – Das 13h30

A MOTIVAÇÃO DO PROFESSOR – RELAÇÃO PROFISSIONAL E EMOCIONAL DO EDUCADOR E SUAS CONSEQUÊNCIAS NO AMBIENTE ESCOLAR
Palestrante: Marly Savioli
São poucos os estudos sobre esse tema tão importante. É preciso conhecer a realidade do professor e refletir sobre ela para que se possam trilhar caminhos que motivem esses profissionais e possibilitem a realização de um trabalho efetivo, visando à formação integral dos estudantes.

POESIA E MÚSICA: O MOVIMENTO DA PALAVRA E DA ARTE NA SALA DE AULA
Palestrantes: Fernando Gianetti de Souza e Marcelo Furlin
A oficina apresenta a poesia e a música como rica expressão sociocultural, desenhada pelo duplo viés da linguagem e da arte. Espera-se que os profissionais de educação e os demais interessados no tema sejam incentivados a refinar sua percepção diante da palavra poética inscrita na música, a fim de melhor refletir sobre ações pedagógicas que contemplam os diversos contextos da sala de aula e do dia a dia.

ALIMENTAÇÃO ESCOLAR. COMO CUIDAR DA SAÚDE DOS ALUNOS
Palestrante: Jeanice de Azevedo Aguiar
Conhecida como “merenda escolar”, o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, implantado em 1955, atende todos os alunos da educação básica da rede pública e filantrópicas de ensino, considerando as suas necessidades nutricionais durante a permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar, bem como promover a formação de hábitos alimentares saudáveis.

ATITUDE DE EXCELÊNCIA!
Palestrantes: Regina Mainardi e Elzinha Pacheco
Atitudes de excelência afetam a crença no potencial para o sucesso, determinam o pensamento a respeito de como enfrentar desafios. Com abordagens praticas e motivadoras, no workshop serão desenvolvidas estratégias para enfrentar desafios com atitudes assertivas.

Alguns benefícios de uma atitude positiva:

  • Aumento do entusiasmo
  • Libertação dos limites do medo
  • Aumento da criatividade
  • Prazer em tomar iniciativa
  • Alegria por usar mais o seu potencial
  • Oportunidades sem limites
  • Abundância de amigos e pessoas positivas
  • Aumento da eficácia na utilização do seu tempo e mais energia

Regina Mainardi é graduada em Pedagogia – UNIABC. Pós-graduada em Educação à distância – PUC-SP. Especialista em Tecnologia Aplicada à Educação. Diretora Pedagógica da SOMAI Tecnologia e Educação. Consultora Pedagógica de instituições nacionais e interna- cionais. Palestrante motivacional.

Elzinha Pacheco é graduada em Educação Física – FEFS. Graduada em Pedagogia – FFCL. Consultora Pedagógica da Somai Tecnologia e Educação. Ex-integrante da Seleção Brasileira de Basquete (Bicampeã Panamericana e Bronze mundial de 1971) Palestrante motivacional.

“A BIBLIOTECA ESCOLAR E O APRENDIZADO INTEGRADO”
Palestrante: Leila Flores Maia

Conteúdos propostos:

  • Panorama atual do profissional no mercado brasileiro;
  • Perfil do bibliotecário/técnico nas bibliotecas escolares;
  • Célestin Freinet: o conceito de aprendizado integrado;
  • Rubem Alves: o prazer em cooperar; a arte de pensar e o prazer de ler;
  • Educação sustentável X novas tecnologias;
  • Leis e diretrizes: UNESCO/IFLA; Lei n.12.244 de 24/05/2010; PNLL;
  • Case biblioteca escolar;
  • Propostas/Encerramento.

O USO DA INTERNET COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA
Palestrante: Márcia Carvalho
As mudanças tecnológicas acontecem de forma acelerada em todos os ambientes que permeiam a sociedade contemporânea. Diante dessa realidade, o uso da Internet como um recurso pedagógico é hoje um grande desafio para educadores. Ampliando o tempo e o espaço da sala de aula, a Internet pode servir como suporte nas atividades de ensino, fornecendo textos, imagens, ví- deos, filmes, entrevistas, animações, etc.

MEIOS DE COMUNICAÇÃO: COMO TRABALHAR O SENSO CRÍTICO DO ALUNO
Palestrante: Marco Antônio Palermo Moretto
A oficina apresenta uma reflexão crítica sobre os meios de comunicação e como os mesmos lidam com a realidade, moldando-a de forma fica ou facilitando a reflexão sobre o mundo em que vivemos, análise dos vários meios de comunicação e como eles refletem o próprio mundo, como a televisão que nos traz diariamente notícias, programas, telenovelas que podem ser instrumentos para a reflexão crítica do aluno, sem permitir que o mesmo aliene-se de seu processo de participação no mundo.

JOGOS ELETRÔNICOS COMO FERRAMENTAS DE TRANSFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO
Palestrante: Sérgio Nesteriuk
Os games possuem papel cada vez mais importante na cultura contemporânea, sobretudo no que diz respeito aos jovens e às crianças. A despeito do receio e de certas críticas contrárias a sua utilização na educação, é possível identificar algumas experiências exitosas, assim como perspectivas e potencialidades desta utilização em diferentes contextos e situações do processo de ensino-aprendizagem.

Sérgio Nesteriuk é doutor em Comunicaçãoe Semiótica pela PUC-SP.Entre seus campos de pesquisa e atuação, encontra-se a questão dos jogos eletrônicos e suas relações com a cultura contemporânea. Atua como professor da FAPCOM.