SÃO PEDRO E SÃO PAULO, GRANDES SERVIDORES DO REINO DE DEUS
Celebramos a festa de duas pessoas importantes, são Pedro e são Paulo. Duas pessoas bem diferentes que ouviram o chamado do Mestre e ofereceram forças, mente, vontade e coração para viver e anunciar o evangelho.
Pedro era um pescador que foi chamado por Jesus enquanto trabalhava. Parecia ser pessoa de cabeça dura: aceitou seguir o Mestre, mas tinha dificuldade em entender sua mensagem. Disse que daria a vida por ele, mas em momentos difíceis acabou negando-o. Mesmo assim, foi confirmado em sua fé, e Jesus ressuscitado confiou-lhe o cuidado do rebanho. Pedro, com todos os seus defeitos, foi chamado por Jesus e se transformou em grande apóstolo! Nós também, se confiarmos na graça de Deus e não desistirmos de fazer o bem, poderemos ser grandes no reino de Deus. Lembremos que ser grande no reino de Deus é fazer o bem ao próximo.
Paulo, como nós hoje, não teve oportunidade de conhecer Jesus como Pedro conheceu. Mas teve a graça de se encontrar com o Senhor ressuscitado no caminho de Damasco. Esse encontro deu sentido novo à sua vida, direção nova para suas energias. Tal foi a força, o poder dessa experiência, que nada deteve o apóstolo: enfrentou inúmeras dificuldades e perseguições para anunciar a graça que recebeu por meio de Jesus. Paulo, antes inimigo dos cristãos, tornou-se fundador e animador de comunidades, servindo de modelo de entusiasmo, criatividade e anúncio do evangelho ainda hoje. Com seu temperamento firme, ensinou a Igreja de todos os tempos o que era verdadeiramente necessário para seguir Jesus, libertando as comunidades do cumprimento de regrinhas ultrapassadas, que não promoviam a melhora das pessoas, mas as escravizavam. Ele nos mostrou que Jesus nos trouxe a libertação integral ao vencer o pecado e a morte; por isso, não suportava ver as pessoas sendo dominadas em nome da religião, como se pode ler na carta aos Gálatas. Ressaltou, porém, que liberdade não significa viver de qualquer maneira, pois toda forma de desequilíbrio é escravidão. Se estudarmos as cartas de são Paulo, certamente seremos mais fiéis à mensagem de Jesus.
Vamos prestar atenção nos exemplos destes dois notáveis seres humanos, Pedro e Paulo, que Jesus transformou em grandes santos. Peçamos a Deus que faça a mesma coisa em nós, que nos liberte, nos transforme de pecadores em santos, grandes santos. São Pedro e são Paulo roguem a Deus por nós!
Claudiano Avelino dos Santos, ssp

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.
Assinar