4ª Semana do Advento
(IV Semana do Saltério)
Os profetas, com voz poderosa, / anunciam a vinda de Cristo, / proclamando a feliz salvação, / que liberta no tempo previsto.
Ao fulgor da manhã radiosa, / arde em fogo o fiel coração, / quando a voz, portadora de glória, / faz no mundo soar seu pregão.
Não foi para punir este mundo / que ele veio na vinda primeira. / Ele veio sarar toda chaga / e salvar quem no mal perecera.
Mas a vinda segunda anuncia / que o Cristo Senhor vai chegar, / para abrir-nos as portas do reino / e os eleitos no céu coroar.
Luz eterna nos é prometida / e se eleva o astro-rei salvador, / que nos chama à grandeza celeste / com a luz do divino esplendor.
Ó Jesus, só a vós desejamos / para sempre no céu contemplar, / e por vossa visão saciados, / glória eterna sem fim vos cantar.
Ant. 1. Tu, Belém, não és a última das cidades de Judá, pois de ti virá o Guia do meu povo, Israel.
– Meu coração está pronto, meu Deus, * / está pronto o meu coração / – Vou cantar e tocar para vós: * / desperta, minh’alma, desperta! / – Despertem a harpa e a lira, * / eu irei acordar a aurora!
– Vou louvar-vos, Senhor, entre os povos, * / dar-vos graças por entre as nações! / – Vosso amor é mais alto que os céus, * / mais que as nuvens a vossa verdade!
– Elevai-vos, ó Deus, sobre os céus, * / vossa glória refulja na terra! / – Sejam livres os vossos amados, * / vossa mão nos ajude, ouvi-nos!
= Deus falou em seu santo lugar: † / “Exultarei, repartindo Siquém, * / e o vale em Sucot medirei. / = Galaad, Manassés me pertencem, † / Efraim é o meu capacete, * / e Judá, o meu cetro real.
= É Moab minha bacia de banho, † / sobre Edom eu porei meu calçado, * / vencerei a nação filisteia!”
– Quem me leva à cidade segura, * / e a Edom quem me vai conduzir, / – se vós, Deus, rejeitais vosso povo * / e não mais conduzis nossas tropas?
– Dai-nos, Deus, vosso auxílio na angústia, * / nada vale o socorro dos homens! / – Mas com Deus nós faremos proezas, * / e ele vai esmagar o opressor.
Glória. Ant. 1. Tu, Belém, não és a última das cidades de Judá, pois de ti virá o Guia do meu povo, Israel.
Ant. 2. Levantai vossa cabeça e olhai, pois a vossa redenção se aproxima.
– Eu exulto de alegria no Senhor, * / e minh’alma rejubila no meu Deus. / – Pois me envolveu de salvação, qual uma veste, * / e com o manto da justiça me cobriu, / – como o noivo que coloca o diadema, * / como a noiva que se enfeita com suas joias.
– Como a terra faz brotar os seus rebentos * / e o jardim faz germinar suas sementes, / – o Senhor Deus fará brotar sua justiça * / e o louvor perante todas as nações.
– Por ti, Sião, não haverei de me calar, * / nem por ti, Jerusalém, terei sossego, / – até que brilhe a tua justiça como aurora * / e a tua salvação como um farol.
– Então os povos hão de ver tua justiça, * / e os reis de toda terra, a tua glória; / – todos eles te darão um nome novo: * / enunciado pelos lábios do Senhor. / – Serás coroa esplendorosa em sua mão, * / diadema régio entre as mãos do teu Senhor.
– Nunca mais te chamarão “Desamparada”, * / nem se dirá de tua terra “Abandonada”; / – mas haverão de te chamar “Minha querida”, * / e se dirá de tua terra “Desposada”. / – Porque o Senhor se agradou muito de ti, * / e tua terra há de ter o seu esposo.
– Como um jovem que desposa a bem-amada, * / teu Construtor, assim também, vai desposar-te; / – como a esposa é a alegria do marido, * / será assim a alegria do teu Deus.
Glória. Ant. 2. Levantai vossa cabeça e olhai, pois a vossa redenção se aproxima.
Ant. 3. Amanhã virá a vossa salvação: é o que diz o Senhor Deus do universo.
= Bendize, minh’alma, ao Senhor! † / – Bendirei ao Senhor toda a vida, * / cantarei ao meu Deus sem cessar!
– Não ponhais vossa fé nos que mandam, * / não há homem que possa salvar. / = Ao faltar-lhe o respiro ele volta † / para a terra de onde saiu; * / nesse dia seus planos perecem.
= É feliz todo homem que busca † / seu auxílio no Deus de Jacó, * / e que põe no Senhor a esperança. / – O Senhor fez o céu e a terra, * / fez o mar e o que neles existe.
– O Senhor é fiel para sempre, * / faz justiça aos que são oprimidos; / – ele dá alimento aos famintos, * / é o Senhor quem liberta os cativos.
= O Senhor abre os olhos aos cegos, † / o Senhor faz erguer-se o caído, * / o Senhor ama aquele que é justo.
= É o Senhor quem protege o estrangeiro, † / quem ampara a viúva e o órfão, * / mas confunde os caminhos dos maus.
= O Senhor reinará para sempre! † / Ó Sião, o teu Deus reinará * / para sempre e por todos os séculos!
Glória. Ant. 3. Amanhã virá a vossa salvação: é o que diz o Senhor Deus do universo.
Nascerá uma haste do tronco de Jessé e, a partir da raiz, surgirá o rebento de uma flor; sobre ele repousará o espírito do Senhor: espírito de sabedoria e discernimento, espírito de conselho e fortaleza, espírito de ciência e temor de Deus; no temor do Senhor encontra ele seu prazer.
R. Amanhã será varrida da terra a iniquidade. R. Amanhã.
V. E sobre nós há de reinar o Salvador do mundo. R. Amanhã. Glória ao Pai. R. Amanhã.
Ant. Completaram-se os dias de Maria dar à luz o seu Filho primogênito.
Ant. Completaram-se os dias de Maria dar à luz o seu Filho primogênito.
Oremos, com espírito de fé, irmãos e irmãs caríssimos, a Cristo Redentor, que virá ao mundo com grande poder e glória; e supliquemos:
R. Vinde, Senhor Jesus!
SENHOR Jesus Cristo, que haveis de vir cheio de poder e majestade, olhai benigno para a nossa humildade e fazei-nos dignos de vossos dons. – R.
VÓS, que viestes proclamar a Boa-nova à humanidade, dai-nos anunciar sempre a vossa salvação. – R.
VÓS, que viveis eternamente na glória celeste, e tudo governais com poder e sabedoria, concedei-nos aguardar com alegria a bem-aventurada esperança, enquanto aguardamos a vossa vinda gloriosa. – R.
E A NÓS, que desejamos a graça da vossa vinda, confortai-nos com a assistência do vosso poder divino. – R.
Apressai-vos e não tardeis, Senhor Jesus, para que a vossa chegada renove as forças dos que confiam em vosso amor. Vós que sois Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo.

Esse subsídio oferece a todas as pessoas a oportunidade de participar dos principais momentos de oração da Igreja: Laudes (manhã), Vésperas (tarde) e Completas (noite). Com esse periódico é também possível recitar diariamente os Hinos, Salmos, Cânticos, Leituras, Preces e Orações, louvando e meditando a Palavra de Deus em união com milhões de cristãos em todo o mundo.
Assinar