O Domingo
5 de abril – DOMINGO DA PÁSCOA

ESPERANÇA RENOVADA: JESUS RESSUSCITOU!

É a Páscoa do Senhor! Neste domingo celebramos o triunfo da vida (luz) sobre a morte (trevas). Com o salmista, cantamos alegres: “Este é o dia que o Senhor fez para nós: alegremo-nos e nele exultemos!”

No domingo de Ramos, Jesus entra em Jerusalém, sendo acolhido como Messias. A multidão exultante vê nessa entrada a chegada de um novo rei que libertaria Jerusalém da ocupação romana. O clima que perpassa a multidão é o da exaltação do poder, do triunfo sem cruz. No domingo da Páscoa, porém, tem lugar algo novo: a festa do triunfo da vida que passa pela cruz.

Maria Madalena, Pedro e João são os primeiros a fazer a experiência de que Jesus está vivo. O Evangelho acentua as diferentes reações desses discípulos, que têm em comum o dinamismo: todos correm! Maria Madalena vai bem cedo ao túmulo de Jesus e constata que ele está vazio. Volta correndo para testemunhar o que viu a Simão Pedro e João. Estes, acolhendo as palavras da “apóstola dos apóstolos”, vão apressadamente ao túmulo. João, o discípulo amado, chega primeiro. Pedro, embora chegando depois, entra antes no túmulo e constata sinais: “viu as faixas de linho no chão” (v. 5). João, que entra depois, vê os mesmos sinais e acredita. Ambos, em diferentes níveis, ainda estão a caminho da plena compreensão de que Jesus efetivamente ressuscitou dos mortos. Jesus não é prisioneiro da morte. Ele está vivo, e o discípulo que mais ama intui primeiro essa realidade.

Nestes tempos da cultura do descartável e dos discursos agressivos, a “pedra angular” – Jesus – continua a ser fonte de vida. Cada um de nós é convidado a se fixar nessa “pedra”. Só assim é possível ver, reconhecer, testemunhar e anunciar de modo consistente o Ressuscitado.

A Páscoa é festa do triunfo que passa pela cruz. É do Ressuscitado, “pedra que os construtores rejeitaram”, que nos vem a esperança de um mundo melhor para todos. Esperança que jamais desilude!

Pe. Darci Luiz Marin, ssp


O Domingo

É um periódico que tem a missão de colaborar na animação das comunidades cristãs em seus momentos de celebração eucarística. Ele é composto pelas leituras litúrgicas de cada domingo, uma proposta de oração eucarística, cantos próprios e adequados para cada parte da missa e duas colunas, uma reflete sobre o evangelho do dia e a outra sobre temas relacionados à vida da Igreja.

Assinar