A SAGRADA FAMÍLIA É MODELO PARA NOSSAS FAMÍLIAS
Nossas famílias atravessam uma época de insegurança e indecisões. Muitas não têm nem mesmo as condições mínimas para viver dignamente. Falta-lhes a nutrição suficiente e adequada para um desenvolvimento equilibrado. Não sabem como educar seus filhos. Não têm, e talvez não buscam, as verdadeiras fontes capazes de alimentar-lhes a fé e fazê-las crescer no amor a Deus. Carecem também de sensibilidade para serem solidárias com os excluídos da sociedade. Vão levando a vida como podem ou, pior ainda, sem se preocupar com os valores indispensáveis, capazes de dar-lhes o gosto de viver. A muitas famílias parece faltar um impulso para saírem dessa indiferença paralisante e buscarem, alimentadas pela esperança, um pouco mais de conforto e alegria.
É nesse contexto sombrio que temos o privilégio de celebrar a festa da Sagrada Família. E mais: gritar por socorro à gloriosa família de Jesus, Maria e José. Sabemos quem são e o que foram, porque viveram entre nós, antes de nós. Experimentaram o que significa nascer, desenvolver-se, trabalhar e conviver com as pessoas do seu tempo. Também tiveram de enfrentar a incompreensão e a prepotência dos dirigentes do país. Está claro que não tiveram vida fácil, isenta de preocupações. Ao contrário, foram obrigados a escapar das mãos do truculento Herodes e embrenhar por estradas difíceis e perigosas, rumo a um país estrangeiro, sem casa onde morar. Os aborrecimentos que passaram só podemos imaginar.
Em todo caso, uma coisa é certa: Jesus, Maria e José nunca perderam a fé no Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó, o Deus que caminha e faz história com seus filhos e filhas. Por isso, nutridos por essa fé no poder e na Providência divina, eles superaram os obstáculos e se mantiveram confiantes no Senhor e serenos. Por isso, são modelos para todas as nossas famílias. Deixam-nos um vivo apelo para que nos mantenhamos apegados a Deus, nosso Pai e Amigo. Com Jesus, Maria e José, queremos renovar nosso anseio de nos tornarmos, dia a dia, peregrinos de esperança. Que a Sagrada Família venha nos auxiliar em nossas buscas e fortaleça nossa vontade de acertar e viver do jeito que agrada a Deus.
Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.
Assinar