Santa Isabel da Hungria, religiosa
(I Semana do Saltério)
Na nobre serva de Cristo / com grande esplendor brilhou / da mulher forte a beleza, / que a Santa Bíblia cantou.
Viveu a fé, a esperança / e a caridade integral, / raiz das obras perfeitas / de puro amor fraternal.
Por suas preces movido, / Jesus, salvai os culpados, / e assim a vós louvaremos / de corações renovados.
Glória e poder a Deus Pai, / do qual o mundo provém, / a vós, ó Cristo, e ao Espírito, / agora e sempre. Amém.
Ant. 1. Eu dirijo a minha prece a vós, Senhor, e de manhã já me escutais.
– Escutai, ó Senhor Deus, minhas palavras, * / atendei o meu gemido! / – Ficai atento ao clamor da minha prece, * / ó meu Rei e meu Senhor!
– É a vós que eu dirijo a minha prece; * / de manhã já me escutais! / – Desde cedo eu me preparo para vós, * / e permaneço à vossa espera.
– Não sois um Deus a quem agrade a iniquidade, * / não pode o mau morar convosco; / – nem os ímpios poderão permanecer * / perante os vossos olhos.
– Detestais o que pratica a iniquidade * / e destruís o mentiroso. / – Ó Senhor, abominais o sanguinário, * / o perverso e enganador.
– Eu, porém, por vossa graça generosa, * / posso entrar em vossa casa. / – E, voltado reverente ao vosso templo, * / com respeito vos adoro.
– Que me possa conduzir vossa justiça, * / por causa do inimigo! / – À minha frente aplainai vosso caminho, * / e guiai meu caminhar!
– Não há, nos lábios do inimigo, lealdade: * / seu coração trama ciladas; / – sua garganta é um sepulcro escancarado * / e sua língua é lisonjeira.
– Mas exulte de alegria todo aquele * / que em vós se refugia; / – sob a vossa proteção se regozijem, * / os que amam vosso nome!
– Porque ao justo abençoais com vosso amor, * / e o protegeis como um escudo!
Glória. Ant. 1. Eu dirijo a minha prece a vós, Senhor, e de manhã já me escutais.
Ant. 2. Nós queremos vos louvar, ó nosso Deus, e celebrar o vosso nome glorioso.
= Bendito sejais vós, ó Senhor Deus, † / Senhor Deus de Israel, o nosso Pai, * / desde sempre e por toda a eternidade!
= A vós pertencem a grandeza e o poder, † / toda a glória, esplendor e majestade, * / pois tudo é vosso: o que há no céu e sobre a terra!
= A vós, Senhor, também pertence a realeza, † / pois sobre a terra, como rei, vos elevais! * / Toda glória e riqueza vêm de vós!
= Sois o Senhor e dominais o universo, † / em vossa mão se encontra a força e o poder, * / em vossa mão tudo se afirma e tudo cresce!
= Agora, pois, ó nosso Deus, eis-nos aqui! † / e, agradecidos, nós queremos vos louvar * / e celebrar o vosso nome glorioso!
Glória. Ant. 2. Nós queremos vos louvar, ó nosso Deus, e celebrar o vosso nome glorioso.
Ant. 3. Adorai o Senhor no seu templo sagrado.
– Filhos de Deus, tributai ao Senhor, * / tributai-lhe a glória e o poder! / – Dai-lhe a glória devida ao seu nome; * / adorai-o com santo ornamento!
– Eis a voz do Senhor sobre as águas, * / sua voz sobre as águas imensas! / = Eis a voz do Senhor com poder! † / Eis a voz do Senhor majestosa, * / sua voz no trovão reboando!
– Eis que a voz do Senhor quebra os cedros, * / o Senhor quebra os cedros do Líbano. / – Faz o Líbano saltar qual novilho, * / e o Sarion como um touro selvagem!
= Eis que a voz do Senhor lança raios, † / a voz de Deus faz tremer o deserto, * / faz tremer o deserto de Cades. / = Voz de Deus que contorce os carvalhos, † / voz de Deus que devasta as florestas! * / No seu templo os fiéis bradam: “Glória!”
– É o Senhor que domina os dilúvios, * / o Senhor reinará para sempre. / – Que o Senhor fortaleça o seu povo, * / e abençoe com paz o seu povo!
Glória. Ant. 3. Adorai o Senhor no seu templo sagrado.
Pela misericórdia de Deus, eu vos exorto, irmãos, a vos oferecerdes em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus: Este é o vosso culto espiritual. Não vos conformeis com o mundo, mas transformai-vos, renovando vossa maneira de pensar e de julgar, para que possais distinguir o que é da vontade de Deus, isto é, o que é bom, o que lhe agrada, o que é perfeito.
R. O Senhor a sustenta * Com a luz de sua face. R. O Senhor.
V. Quem a pode abalar? Deus está junto a ela. * Com a luz de sua face. R. O Senhor.
Ant. Nisto todos saberão que vós sois os meus discípulos: se uns aos outros vos amardes.
Ant. Nisto todos saberão que vós sois os meus discípulos: se uns aos outros vos amardes.
Juntamente com todas as santas mulheres, louvemos, irmãos e irmãs, nosso Salvador; e peçamos:
R. Vinde, Senhor Jesus!
Senhor Jesus, que perdoastes à mulher pecadora todos os seus pecados porque ela muito amou, perdoai-nos também os nossos muitos pecados. – R.
Senhor Jesus, a quem as santas mulheres serviam em vossas jornadas, concedei-nos seguir fielmente os vossos passos. – R.
Senhor Jesus, Mestre a quem Maria escutava, enquanto Marta vos servia; concedei-nos também vos servirmos na fé e na caridade. – R.
Senhor Jesus, que chamastes irmão, irmã e mãe a todos aqueles que cumprem a vontade do Pai, fazei que sempre vos agrademos em palavras e ações. – R.
Ó Deus, que destes a Santa Isabel da Hungria reconhecer e venerar o Cristo nos pobres, concedei-nos, por sua intercessão, servir os pobres e aflitos com incansável caridade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Esse subsídio oferece a todas as pessoas a oportunidade de participar dos principais momentos de oração da Igreja: Laudes (manhã), Vésperas (tarde) e Completas (noite). Com esse periódico é também possível recitar diariamente os Hinos, Salmos, Cânticos, Leituras, Preces e Orações, louvando e meditando a Palavra de Deus em união com milhões de cristãos em todo o mundo.
Assinar