Liturgia diária das horas
DIA 24 – 2º DOMINGO DA QUARESMA

LAUDES (Manhã)

(II Semana do Saltério)

1. Hino

Humildes, ajoelhados / na prece que a fé inspira,  / ao justo Juiz roguemos  / que abrande o rigor da ira.

Ferimos por nossas culpas  / o vosso infinito amor.  / A vossa misericórdia  / do alto infundi, Senhor.

Nós somos, embora frágeis, / a obra de vossa mão; / a honra do vosso nome / a outros não deis, em vão.

Senhor, destruí o mal, / fazei progredir o bem; / possamos louvar-vos sempre / e dar-vos prazer também.

Conceda o Deus Uno e Trino, / que a terra e o céu sustém, / que a graça da penitência / dê frutos em nós. Amém.

2. Salmo 117(118) – Canto de alegria e salvação

Ant. 1. A mão direita do Senhor fez maravilhas, a mão direita do Senhor me levantou!

– Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! * / “Eterna é a sua misericórdia!”

– A casa de Israel agora o diga: * / “Eterna é a sua misericórdia!” / – A casa de Aarão agora o diga: * / “Eterna é a sua misericórdia!” / – Os que temem o Senhor agora o digam: * / “Eterna é a sua misericórdia!”

– Na minha angústia eu clamei pelo Senhor, * / e o Senhor me atendeu e libertou! / –      O Senhor está comigo, nada temo; * / o que pode contra mim um ser humano? / –   O Senhor está comigo, é o meu auxílio, * / hei de ver meus inimigos humilhados.

– É melhor buscar refúgio no Senhor * / do que pôr no ser humano a esperança; / – é melhor buscar refúgio no Senhor * / do que contar com os poderosos deste mundo!”

– Povos pagãos me rodearam todos eles, * / mas em nome do Senhor os derrotei; / –   de todo lado todos eles me cercaram, * / mas em nome do Senhor os derrotei;

= como um enxame de abelhas me atacaram, † / como um fogo de espinhos me queimaram, * / mas em nome do Senhor os derrotei.

– Empurraram-me, tentando derrubar-me, * / mas veio o Senhor em meu socorro. / – O Senhor é minha força e o meu canto, * / e tornou-se para mim o Salvador.

– “Clamores de alegria e de vitória * / ressoem pelas tendas dos fiéis. / = A mão direita do Senhor fez maravilhas, † / a mão direita do Senhor me levantou, * / a mão direita do Senhor fez maravilhas!”

– Não morrerei, mas, ao contrário, viverei * / para cantar as grandes obras do Senhor! / – O Senhor severamente me provou, * / mas não me abandonou às mãos da morte.

– Abri-me vós, abri-me as portas da justiça; * / quero entrar para dar graças ao Senhor! / – “Sim, esta é a porta do Senhor, * / por ela só os justos entrarão!” / – Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes * / e vos tornastes para mim o Salvador!

– “A pedra que os pedreiros rejeitaram * / tornou-se agora a pedra angular. / – Pelo Senhor é que foi feito tudo isso: * / Que maravilhas ele fez a nossos olhos! / – Este é o dia que o Senhor fez para nós, * / alegremo-nos e nele exultemos!

– Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação, * / ó Senhor, dai-nos também prosperidade!”/ – Bendito seja, em nome do Senhor, * / aquele que em seus átrios vai entrando! / –             Desta casa do Senhor vos bendizemos. * / Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine!

– Empunhai ramos nas mãos, formai cortejo, * / aproximai-vos do altar, até bem perto! / – Vós sois meu Deus, eu vos bendigo e agradeço! * / Vós sois meu Deus, eu vos exalto com louvores! / – Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! * / “Eterna é a sua misericórdia!”

Glória. Ant. 1.

3. Cântico Dn 3,52-57 – Louvor das criaturas ao Senhor

Ant. 2. Como os jovens no meio das chamas, cantemos um hino ao Senhor!

– Sede bendito, Senhor Deus de nossos pais! * / A vós louvor, honra e glória eternamente! / – Sede bendito, nome santo e glorioso! * / A vós louvor, honra e glória eternamente!

– No templo santo onde refulge a vossa glória! * / A vós louvor, honra e glória eternamente!  / – E em vosso trono de poder vitorioso! * / A vós louvor, honra e glória eternamente!

– Sede bendito, que sondais as profundezas! * / A vós louvor, honra e glória eternamente! / – E superior aos querubins vos assentais! * / A vós louvor, honra e glória eternamente!

– Sede bendito no celeste firmamento! * / A vós louvor, honra e glória eternamente! / – Obras todas do Senhor, glorificai-o! * / A ele louvor, honra e glória eternamente!

Glória. Ant. 2.

4. Salmo 150 – Louvai o Senhor

Ant. 3. Louvai o Senhor Deus no alto céu de seu poder.

– Louvai o Senhor Deus no santuário, * / louvai-o no alto céu de seu poder! / – Louvai-o por seus feitos grandiosos, * / louvai-o em sua grandeza majestosa!

– Louvai-o com o toque da trombeta, * / louvai-o com a harpa e com a cítara! / – Louvai-o com a dança e o tambor, * / louvai-o com as cordas e as flautas!

– Louvai-o com os címbalos sonoros, * / louvai-o com os címbalos de júbilo! / – Louve a Deus tudo o que vive e que respira, * / tudo cante os louvores do Senhor!

Glória. Ant. 3.

5. Leitura breve Ne 8,9b.10b

Este é um dia consagrado ao Senhor, nosso Deus! Não fiqueis tristes nem choreis. Pois este dia é santo para o nosso Senhor. Não fiqueis tristes, porque a alegria do Senhor será a vossa força.

6. Responsório breve

R. A alegria do Senhor é nossa força e amparo. * Sois bendito, Senhor Deus, de geração em geração. R. A alegria.

V. Seja bendito vosso nome glorioso, que céu e terra vos exaltem, sem cessar! * Sois bendito. Glória ao Pai. R. A alegria.

7. Cântico evangélico

Ant. Jesus Cristo, Senhor nosso, destruiu o mal e a morte; fez brilhar pelo Evangelho a luz e a vida imperecíveis.  

8. Preces

Glorifiquemos a Deus, cuja bondade é infinita e, por Jesus Cristo, que vive eternamente intercedendo por nós junto ao Pai, rezemos; e digamos:

R. Acendei  em nós, Senhor, o fogo do vosso amor!

DEUS de misericórdia, fazei-nos viver hoje generosamente a prática do amor fraterno, para que todos sintam em nós os efeitos da vossa bondade. – R.

VÓS, que na arca salvastes Noé das águas do dilúvio, salvai os catecúmenos nas águas do batismo. – R.

SACIAI-NOS não apenas de Pão, mas de toda palavra que sai de vossa boca. – R.

AFASTAI todo sentimento de discórdia e divisão, para que reinem sempre entre nós a caridade e a paz. – R.

(intenções livres)

9. Pai nosso…

10. Oração

Ó Deus,que mandastes ouvir o vosso Filho amado, alimentai o nosso espírito com a vossa palavra, para que, purificado o olhar de nossa fé, nos alegremos com a visão da vossa glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


Liturgia Diária das Horas

Esse subsídio oferece a todas as pessoas a oportunidade de participar dos principais momentos de oração da Igreja: Laudes (manhã), Vésperas (tarde) e Completas (noite). Com esse periódico é também possível recitar diariamente os Hinos, Salmos, Cânticos, Leituras, Preces e Orações, louvando e meditando a Palavra de Deus em união com milhões de cristãos em todo o mundo.

Assinar