25ª SEMANA DO TEMPO COMUM
(verde – ofício do dia)
A salvação do povo sou eu, diz o Senhor: de qualquer tribulação em que clamarem por mim, eu os ouvirei e serei seu Deus para sempre.
Deus quer fazer do seu povo uma família reunida ao seu redor, sensível à sua presença ativa e misericordiosa; uma família unida também para lhe prestar um culto agradável, a qual vê em seu Filho, Jesus, o sinal absoluto de vida e ressurreição.
Início da profecia de Ageu – 1No segundo ano do reinado de Dario, no sexto mês, no primeiro dia, foi dirigida a palavra do Senhor, mediante o profeta Ageu, a Zorobabel, filho de Salatiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Josedec, sumo sacerdote: 2“Isto diz o Senhor dos exércitos: Este povo diz: ‘Ainda não chegou o momento de edificar a casa do Senhor’”. 3A palavra do Senhor foi assim dirigida, por intermédio do profeta Ageu: 4“Acaso para vós é tempo de morardes em casas revestidas de lambris, enquanto esta casa está em ruínas? 5Isto diz agora o Senhor dos exércitos: Considerai, com todo o coração, a conjuntura que estais passando: 6tendes semeado muito e colhido pouco; tendes-vos alimentado e não vos sentis satisfeitos, bebeis e não vos embriagais; estais vestidos e não vos aqueceis; quem trabalha por salário guarda-o em saco roto. 7Isto diz o Senhor dos exércitos: Considerai, com todo o coração, a difícil conjuntura que estais passando: 8mas subi ao monte, trazei madeira e edificai a casa; ela me será aceitável, nela me glorificarei, diz o Senhor”. – Palavra do Senhor.
O Senhor ama seu povo de verdade.
1. Cantai ao Senhor Deus um canto novo, / e o seu louvor na assembleia dos fiéis! / Alegre-se Israel em quem o fez, / e Sião se rejubile no seu rei! – R.
2. Com danças glorifiquem o seu nome, / toquem harpa e tambor em sua honra! / Porque, de fato, o Senhor ama seu povo / e coroa com vitória os seus humildes. – R.
3. Exultem os fiéis por sua glória / e, cantando, se levantem de seus leitos / com louvores do Senhor em sua boca; / eis a glória para todos os seus santos. – R.
Aleluia, aleluia, aleluia.
Sou o caminho, a verdade e a vida; / ninguém vem ao Pai senão por mim (Jo 14,6). – R.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 7o tetrarca Herodes ouviu falar de tudo o que estava acontecendo e ficou perplexo, porque alguns diziam que João Batista tinha ressuscitado dos mortos. 8Outros diziam que Elias tinha aparecido; outros, ainda, que um dos antigos profetas tinha ressuscitado. 9Então Herodes disse: “Eu mandei degolar João. Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?” E procurava ver Jesus. – Palavra da salvação.
A ação de Jesus ganha cada vez mais repercussão, e todos querem saber quem é esse homem que realiza grandes obras. Ele representa uma novidade tamanha que todos ficam confusos acerca da sua identidade. O próprio rei Herodes, ao ouvir relatos sobre a palavra e ação de Jesus, é tomado por um grande temor e curiosidade. Deseja vê-lo, quer conhecê-lo. Mas não basta ver Jesus para saber quem ele é. É preciso reconhecê-lo através da fé. Esse pequeno detalhe nos mostra que somente somos capazes de “ver” claramente quem é Jesus à luz do acontecimento pascal. Somos, portanto, privilegiados, pois hoje conhecemos Jesus verdadeiramente como ele é, mas só descobriremos a profundidade da mensagem evangélica quando abrirmos nosso coração para acolher Jesus como verdadeiro Messias.
(Dia a Dia com o Evangelho 2025 - PAULUS)
É um subsídio mensal que contempla toda a caminhada litúrgica de cada mês. Apresenta ao leitor algumas opções de orações eucarísticas, um breve comentário dos santos e das leituras de cada dia, uma variada opção de cantos, além de trazer, a cada domingo, uma opção de círculo bíblico.
Assinar