SÃO TIAGO, APÓSTOLO
(vermelho, glória, pref. dos apóstolos – ofício da festa)
Andando ao longo do mar da Galileia, Jesus viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, consertando suas redes, e os chamou (Mt 4,18.21).
Tiago, filho de Zebedeu e irmão de João, foi chamado por Jesus enquanto pescava com o pai. Participou intensamente da vida pública do Mestre. Em tempos de perseguição, o rei Herodes Agripa 1º mandou decapitá-lo. Bebeu, assim, o cálice do sacrifício, tornando-se o primeiro apóstolo mártir. Que seu zelo e coragem apostólicos nos animem a fazer o Senhor Jesus mais conhecido e amado.
Leitura da segunda carta de São Paulo aos Coríntios – Irmãos, 7trazemos esse tesouro em vasos de barro, para que todos reconheçam que esse poder extraordinário vem de Deus e não de nós. 8Somos afligidos de todos os lados, mas não vencidos pela angústia; postos entre os maiores apuros, mas sem perder a esperança; 9perseguidos, mas não desamparados; derrubados, mas não aniquilados; 10por toda parte e sempre, levamos em nós mesmos os sofrimentos mortais de Jesus, para que também a vida de Jesus seja manifestada em nossos corpos. 11De fato, nós, os vivos, somos continuamente entregues à morte por causa de Jesus, para que também a vida de Jesus seja manifestada em nossa natureza mortal. 12Assim, a morte age em nós, enquanto a vida age em vós. 13Mas, sustentados pelo mesmo espírito de fé, conforme o que está escrito: “Eu creio e, por isso, falei”, nós também cremos e, por isso, falamos, 14certos de que aquele que ressuscitou o Senhor Jesus nos ressuscitará também com Jesus e nos colocará ao seu lado, juntamente convosco. 15E tudo isso é por causa de vós, para que a abundância da graça em um número maior de pessoas faça crescer a ação de graças para a glória de Deus. – Palavra do Senhor.
Os que lançam as sementes entre lágrimas / ceifarão com alegria.
1. Quando o Senhor reconduziu nossos cativos, / parecíamos sonhar; / encheu-se de sorriso nossa boca, / nossos lábios, de canções. – R.
2. Entre os gentios se dizia: “Maravilhas / fez com eles o Senhor!” / Sim, maravilhas fez conosco o Senhor, / exultemos de alegria! – R.
3. Mudai a nossa sorte, ó Senhor, / como torrentes no deserto. / Os que lançam as sementes entre lágrimas / ceifarão com alegria. – R.
4. Chorando de tristeza, sairão, / espalhando suas sementes; / cantando de alegria, voltarão, / carregando os seus feixes! – R.
Aleluia, aleluia, aleluia.
Eu vos designei para que vades e deis frutos, / e o vosso fruto permaneça, assim disse o Senhor (Jo 15,16). – R.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 20a mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. 21Jesus perguntou: “O que tu queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”. 22Jesus, então, respondeu-lhes: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. 23Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”. 24Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. 25Jesus, porém, chamou-os e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. 26Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande torne-se vosso servidor; 27quem quiser ser o primeiro seja vosso servo. 28Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”. – Palavra da salvação.
Tiago, chamado “Maior” para se distinguir de Tiago “irmão” de Jesus, era irmão do apóstolo João, filho de Zebedeu, como nos descreve o Evangelho de hoje. Os dois irmãos pertenciam ao círculo mais íntimo dos discípulos de Jesus, sendo os primeiros a ser chamados. São Tiago esteve presente em dois momentos fundamentais da vida de Jesus: a Transfiguração no monte Tabor e a agonia no monte das Oliveiras. Foi o primeiro apóstolo a sofrer o martírio, em torno do ano 42, pelas mãos do rei Herodes Agripa, como nos relata os Atos dos Apóstolos: “Começou a perseguir alguns membros da Igreja, e mandou matar à espada Tiago, irmão de João” (At 12,1-2). Segundo uma antiga tradição, seu corpo foi transportado até a Espanha, para a cidade de Santiago de Compostela, onde se ergueu uma imponente basílica (Compostela) que atrai peregrinos desde o século IX.
(Dia a Dia com o Evangelho 2025 - PAULUS)
É um subsídio mensal que contempla toda a caminhada litúrgica de cada mês. Apresenta ao leitor algumas opções de orações eucarísticas, um breve comentário dos santos e das leituras de cada dia, uma variada opção de cantos, além de trazer, a cada domingo, uma opção de círculo bíblico.
Assinar