Dedicação das Basílicas de São Pedro e de São Paulo, Apóstolos
(I Semana do Saltério)
Ó Pedro, pastor piedoso, / desfaze o grilhão dos réus: / com tua palavra podes / abrir e fechar os céus.
Ó Paulo, mestre dos povos, / ensina-nos teu amor: / Correr em busca do prêmio, / chegar ao Cristo Senhor.
A vós, ó Trindade, glória, / poder e louvor também; / que sois eterna Unidade / nos séculos, sempre. Amém.
Ant. 1. Eu dirijo a minha prece a vós, Senhor, e de manhã já me escutais.
– Escutai, ó Senhor Deus, minhas palavras, * / atendei o meu gemido! / – Ficai atento ao clamor da minha prece, * / ó meu Rei e meu Senhor!
– É a vós que eu dirijo a minha prece; * / de manhã já me escutais! / – Desde cedo eu me preparo para vós, * / e permaneço à vossa espera.
– Não sois um Deus a quem agrade a iniquidade, * / não pode o mau morar convosco; / – nem os ímpios poderão permanecer * / perante os vossos olhos.
– Detestais o que pratica a iniquidade * / e destruís o mentiroso. / – Ó Senhor, abominais o sanguinário, * / o perverso e enganador.
– Eu, porém, por vossa graça generosa, * / posso entrar em vossa casa. / – E, voltado reverente ao vosso templo, * / com respeito vos adoro.
– Que me possa conduzir vossa justiça, * / por causa do inimigo! / – À minha frente aplainai vosso caminho, * / e guiai meu caminhar!
– Não há, nos lábios do inimigo, lealdade: * / seu coração trama ciladas; / – sua garganta é um sepulcro escancarado * / e sua língua é lisonjeira.
– Mas exulte de alegria todo aquele * / que em vós se refugia; / – sob a vossa proteção se regozijem, * / os que amam vosso nome!
– Porque ao justo abençoais com vosso amor, * / e o protegeis como um escudo!
Glória. Ant. 1. Eu dirijo a minha prece a vós, Senhor, e de manhã já me escutais.
Ant. 2. Nós queremos vos louvar, ó nosso Deus, e celebrar o vosso nome glorioso.
= Bendito sejais vós, ó Senhor Deus, † / Senhor Deus de Israel, o nosso Pai, * / desde sempre e por toda a eternidade!
= A vós pertencem a grandeza e o poder, † / toda a glória, esplendor e majestade, * / pois tudo é vosso: o que há no céu e sobre a terra!
= A vós, Senhor, também pertence a realeza, † / pois sobre a terra, como rei, vos elevais! * / Toda glória e riqueza vêm de vós!
= Sois o Senhor e dominais o universo, † / em vossa mão se encontra a força e o poder, * / em vossa mão tudo se afirma e tudo cresce!
= Agora, pois, ó nosso Deus, eis-nos aqui! † / e, agradecidos, nós queremos vos louvar * / e celebrar o vosso nome glorioso!
Glória. Ant. 2. Nós queremos vos louvar, ó nosso Deus, e celebrar o vosso nome glorioso.
Ant. 3. Adorai o Senhor no seu templo sagrado.
– Filhos de Deus, tributai ao Senhor, * / tributai-lhe a glória e o poder! / – Dai-lhe a glória devida ao seu nome; * / adorai-o com santo ornamento!
– Eis a voz do Senhor sobre as águas, * / sua voz sobre as águas imensas! / = Eis a voz do Senhor com poder! † / Eis a voz do Senhor majestosa, * / sua voz no trovão reboando!
– Eis que a voz do Senhor quebra os cedros, * / o Senhor quebra os cedros do Líbano. / – Faz o Líbano saltar qual novilho, * / e o Sarion como um touro selvagem!
= Eis que a voz do Senhor lança raios, † / a voz de Deus faz tremer o deserto, * / faz tremer o deserto de Cades. / = Voz de Deus que contorce os carvalhos, † / voz de Deus que devasta as florestas! * / No seu templo os fiéis bradam: “Glória!”
– É o Senhor que domina os dilúvios, * / o Senhor reinará para sempre. / – Que o Senhor fortaleça o seu povo, * / e abençoe com paz o seu povo!
Glória. Ant. 3. Adorai o Senhor no seu templo sagrado.
Já não sois mais estrangeiros nem migrantes, mas concidadãos dos santos. Sois da família de Deus. Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos e os profetas, e o próprio Jesus Cristo como pedra principal. É nele que toda a construção se ajusta e se eleva para formar um templo santo no Senhor. E vós também sois integrados nesta construção, para vos tornardes morada de Deus pelo Espírito.
R. Fareis deles os chefes * Por toda a terra. R. Fareis.
V. Lembrarão vosso nome, Senhor, para sempre. * Por toda a terra. Glória ao Pai. R. Fareis.
Ant. Senhor, o apóstolo Pedro, e Paulo, o doutor das nações, transmitiram a nós vossa lei.
Ant. Senhor, o apóstolo Pedro, e Paulo, o doutor das nações, transmitiram a nós vossa lei.
Irmãos caríssimos, tendo recebido dos apóstolos a herança celeste, agradeçamos a Deus, nosso Pai, por todos os seus dons; e aclamemos:
R. O coro dos apóstolos vos louva, Senhor!
Louvor a vós, Senhor, pela mesa do vosso Corpo e Sangue que recebemos por intermédio dos apóstolos; por ela somos alimentados e vivemos. – R.
Louvor a vós, Senhor, pela mesa de vossa Palavra, preparada para nós pelos apóstolos; por ela recebemos luz e alegria. – R.
Louvor a vós, Senhor, por vossa santa Igreja, edificada sobre o fundamento dos apóstolos; com ela formamos um só Corpo. – R.
Louvor a vós, Senhor, pelos sacramentos do Batismo e da Penitência que confiastes aos apóstolos; por eles somos lavados de todo pecado. – R.
Ó Deus, guardai sob a proteção dos apóstolos Pedro e Paulo a vossa Igreja, que deles recebeu a primeira semente do Evangelho, e concedei que por eles receba até o fim dos tempos a graça que a faz crescer. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Esse subsídio oferece a todas as pessoas a oportunidade de participar dos principais momentos de oração da Igreja: Laudes (manhã), Vésperas (tarde) e Completas (noite). Com esse periódico é também possível recitar diariamente os Hinos, Salmos, Cânticos, Leituras, Preces e Orações, louvando e meditando a Palavra de Deus em união com milhões de cristãos em todo o mundo.
Assinar