6ª edição do Simpósio PAULUS de Catequese discute o tema: Catequese, Mistagogia e Pedagogia | Paulus Editora

Notícias

02/08/2022

6ª edição do Simpósio PAULUS de Catequese discute o tema: Catequese, Mistagogia e Pedagogia

Por Imprensa

O encontro, que reuniu catequistas, agentes de pastorais, religiosos (as) e diversos interessados, foi marcado por palestras, oficinas, músicas e oração.

No último sábado (30), a PAULUS Editora, em parceria com a Faculdade PAULUS de Comunicação (FAPCOM), promoveu a 6ª edição do Simpósio PAULUS de Catequese.  Para este ano, o encontro tão esperado por diversos catequistas vindos de diferentes comunidades, paróquias e dioceses de São Paulo e região, abordou o tema: Catequese, Mistagogia e Pedagogia.

O evento, composto por palestras e oficinas no período da manhã, aconteceu no espaço da FAPCOM, localizado na Vila Mariana, em São Paulo (SP). O encontro foi transmitido ao vivo de forma online para catequistas de todo o Brasil, que também puderam acompanhar o conteúdo em suas residências e nos espaços das livrarias PAULUS de forma retoma gratuita. Foram mais de 200 participantes presenciais, inúmeras participações remotas e um total de 476 inscritos.

Nesta 6ª edição do Simpósio, os participantes foram convidados a refletir sobre a dinâmica evangelizadora da Catequese com caminhos e metodologias próprias voltadas para a evangelização de crianças, jovens e adultos no contexto atual. Segundo os organizadores, o objetivo foi pensar a catequese de acordo com o magistério do Papa Francisco que pede constantemente uma Igreja em saída, evangelizadora e sempre atenta às necessidades do povo de Deus e às evoluções dos novos tempos.

(Pe. Eduardo Calandro e Pe. Jordélio Siles Ledo).

Na abertura oficial do Simpósio, o colaborador do editorial Pedro Luís e Pe. Jakson Ferreira de Alencar, ssp, saudaram todos os participantes e falaram sobre a importância do evento catequético para a PAULUS Editora e para a Igreja; especialmente, sobre a alegria do reencontro entre os catequistas de forma presencial e remota. Pe. Jakson ressaltou a importância do evento na missão evangelizadora dos Padres e Irmãos Paulinos e saudou todos os palestrantes e autores da PAULUS.

(Pe. Eduardo Calandro – Palestra Inicial “Catequese conforme as idades”).

Durante a programação, os presentes compartilharam de dois momentos: no período da manhã após a abertura, Pe. Jordélio Siles Ledo, css, mestre e doutor em Teologia e superior provincial da Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo – Província Santa Cruz, falou sobre o “Itinerário Catequético conforme as idades”. Na sequência, Pe. Eduardo Calandro trouxe aos participantes considerações sobre a “Catequese conforme as idades”, destacando a coleção da PAULUS e os livros voltados para os catequistas e catequizandos.

(Momento conduzido por Pe. Deivid Rodrigo Tavares, ssp).

No segundo momento, os catequistas foram conduzidos para as oficinas escolhidas nas inscrições. Logo após, todos se reuniram no auditório para a conclusão do evento ao som de cânticos e orações, conduzidas pelo paulino Pe. Deivid Tavares, ssp. Além disso, os catequistas participaram de vários sorteios de livros de diversas coleções da PAULUS Editora, apresentadas ao longo do Simpósio de Catequese.

Oficinas catequéticas:

Na primeira oficina, a autora da coleção “Creio na Alegria”, Tania Ferreira Pulier abordou o tema Psicologia na Catequese.

(Oficina 1 – “Psicologia na Catequese”, conduzida por Tania Pulier).

Com a reflexão “Iniciação à Vida Cristã e Pedagogia Catecumenal”, o especialista em catequese Pe. Paulo Gil contou com a interação e a participação dos catequistas.

(Oficina 2 – “Iniciação à Vida Cristã e Pedagogia Catecumenal” com o Pe. Paulo Gil).

Na terceira oficina, foi a vez de Pe. Deivid Rodrigo Tavares, ssp, falar sobre a utilização da Música nos encontros catequéticos.

(Oficina 3 – “Música na catequese” com o Pe. Deivid Tavares, ssp).

O tema “Recursos metodológicos para contação de histórias Bíblicas na catequese infantil” foi a proposta do autor Rogério Bellini. Neste encontro, os catequistas aprenderam na prática como envolver as crianças por meio das histórias Sagradas. O encontro foi regrado de momentos lúcidos e interativos.

( Oficina 4 – “Recursos metodológicos para contação de histórias na catequese infantil”, ministrado por Rogério Bellini).

Na quinta oficina, os palestrantes iniciais Pe. Jordélio  Siles Ledo e Pe. Eduardo Calandro, uniram-se para falar do tema: “Psicopedagogia Catequética: Reflexões e vivências para uma catequese inclusiva – Vol. 5 – Pessoa com deficiência”. Diante da reflexão, os participantes ouviram as orientações dos especialistas de como trabalhar uma catequese mais inclusiva com pessoas portadoras de necessidades especiais. Este encontro foi marcado por troca de experiências reais, novas perspectivas e caminhos de evangelização para este público.

(Oficina 5 – “Psicopedagogia Catequética-Reflexões e vivências para uma catequese inclusiva” com os padres Eduardo Calandro e Jordélio Siles Ledo).

Segundo Pe. Eduardo Calandro, a catequese é a comunicação de uma experiência, de um encontro com a pessoa de Jesus Cristo, que precisa ser estudado, aprofundado e, que deve ser pensado qual o melhor jeito para catequizar e evangelizar nesses novos tempos.

(Pe. Deivid Tavares, Tania Pulier, Rogério Bellini, Pe. Jodélio e Pe. Eduardo).

“Um Simpósio que leva a reflexão, que leva ao pensamento, que leva a ação, nos ajuda a melhor evangelizar, a melhor preparar e a conduzir uma catequese que seja eficiente e eficaz, mas, acima de tudo, que seja afetiva e que vá ao encontro das pessoas para que toquem os corações com o objetivo que a mensagem aconteça. O catequista é um mistagogo e alguém que leva uma experiência, mas é alguém que também precisa aprofundar, o Simpósio é um ponto de partida”, afirmou.

Para Pe. Eduardo, o catequista está em constante aprendizado. O palestrante ressalta que a catequese antes de ser na comunidade precisa começar na família, onde o segredo passa pelo encantamento para que os catequizandos e suas famílias possam permanecer na comunidade.

“O Simpósio PAULUS de Catequese é um evento maravilhoso, pois apresenta tudo que nós catequistas precisamos de ferramentas para poder trabalhar melhor, formar as pessoas na fé, nossas crianças que precisam tanto experimentar a pessoa de Jesus Cristo. Gostei muito de conhecer as coleções da PAULUS”. Irmã Adriana da Conceição de Almeida –  Arquidiocese de São Paulo.

“Gostei muito do Simpósio de Catequese, é a primeira vez que participo e achei maravilhoso. Aprendi com as palestras e oficinas, descobri que estamos em constate aprendizado como catequistas”. Ada Emília – Paróquia São Joaquim da Arquidiocese de São Paulo.

( Sorteio de Kit com os livros da PAULUS indicados durante o Simpósio).