Santos Marta, Maria e Lázaro
Santa Marta de Betânia, / hospedeira do Senhor, / hoje o Povo da Aliança / canta um hino em teu louvor.
Tua casa foi o abrigo / onde o Mestre repousou. / No calor de um lar amigo, / ele as forças renovou.
Pão e vinho lhe serviste, / quando tua irmã, Maria, / vida eterna em alimento / dos seus lábios recebia.
Reclamaste a sua ausência / junto a Lázaro doente, / proclamando assim a fé / no seu verbo onipotente.
Dele escutas a promessa: / Teu irmão ressurgirá. / E proclamas: Tu és o Cristo, / Deus conosco em ti está.
No milagre testemunhas / seu poder e seu amor: / teu irmão retorna à vida, / à palavra do Senhor.
Que possamos caminhar / com Jesus, na fé ardente, / e contigo contemplar / sua face eternamente.
Ant. 1. Aceitareis o verdadeiro sacrifício no altar do coração arrependido.
– Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! * / Na imensidão de vosso amor, purificai-me! / – Lavai-me todo inteiro do pecado, * / e apagai completamente a minha culpa!
– Eu reconheço toda a minha iniquidade, * / o meu pecado está sempre à minha frente. / – Foi contra vós, só contra vós, que eu pequei, * / e pratiquei o que é mau aos vossos olhos!
– Mostrais assim quanto sois justo na sentença, * / e quanto é reto o julgamento que fazeis. / – Vede, Senhor, que eu nasci na iniquidade * / e pecador já minha mãe me concebeu.
– Mas vós amais os corações que são sinceros, * / na intimidade me ensinais sabedoria. / – Aspergi-me e serei puro do pecado, * / e mais branco do que a neve ficarei.
– Fazei-me ouvir cantos de festa e de alegria, * / e exultarão estes meus ossos que esmagastes. / – Desviai o vosso olhar dos meus pecados * / e apagai todas as minhas transgressões!
– Criai em mim um coração que seja puro, * / dai-me de novo um espírito decidido. / – Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, * / nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!
– Dai-me de novo a alegria de ser salvo * / e confirmai-me com espírito generoso! / – Ensinarei vosso caminho aos pecadores, * / e para vós se voltarão os transviados.
– Da morte como pena, libertai-me, * / e minha língua exaltará vossa justiça! / – Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar, * / e minha boca anunciará vosso louvor!
– Pois não são de vosso agrado os sacrifícios, * / e, se oferto um holocausto, o rejeitais. / – Meu sacrifício é minha alma penitente, * / não desprezeis um coração arrependido!
– Sede benigno com Sião, por vossa graça, * / reconstruí Jerusalém e os seus muros! / – E aceitareis o verdadeiro sacrifício, * / os holocaustos e oblações em vosso altar!
Glória. Ant. 1. Aceitareis o verdadeiro sacrifício no altar do coração arrependido.
Ant. 2. Será vitoriosa no Senhor e gloriosa toda a raça de Israel.
– Senhor Deus de Israel, ó Salvador, * / Deus escondido, realmente, sois, Senhor! / = Todos aqueles que odeiam vosso nome, † / como aqueles que fabricam os seus ídolos, * / serão cobertos de vergonha e confusão.
– Quem salvou Israel foi o Senhor, * / e é para sempre esta sua salvação. / – E não sereis envergonhados e humilhados, * / não o sereis eternamente pelos séculos!
– Assim fala o Senhor que fez os céus, * / o mesmo Deus que fez a terra e a fixou, / – e a criou não para ser como um deserto, * / mas a formou para torná-la habitável:
= “Somente eu sou o Senhor, e não há outro! † / Não falei às escondidas e em segredo, * / nem falei de algum lugar em meio às trevas; / – nem disse à descendência de Jacó: * / ‘Procurai-me e buscai-me inutilmente!’
– Eu, porém, sou o Senhor, falo a verdade * / e anuncio a justiça e o direito! / – Reuni-vos, vinde todos, achegai-vos, * / pequeno resto que foi salvo entre as nações:
= como são loucos os que levam os seus ídolos † / e os que oram a uma estátua de madeira, * / a um deus que é incapaz de os salvar! / – Apresentai as vossas provas e argumentos, * / deliberai e consultai-vos uns aos outros:
– Quem predisse essas coisas no passado? * / Quem revelou há tanto tempo tudo isso? / = Não fui eu, o Senhor Deus, e nenhum outro? † / Não existe outro deus fora de mim! * / Sou o Deus justo e Salvador, e não há outro!
– Voltai-vos para mim e sereis salvos, * / homens todos dos confins de toda a terra! / – Porque eu é que sou Deus e não há outro, * / e isso eu juro por meu nome, por mim mesmo!
– É verdade o que sai da minha boca, * / minha palavra é palavra irrevogável! / = Diante de mim se dobrará todo joelho, † / e por meu nome hão de jurar todas as línguas: * / ‘Só no Senhor está a justiça e a fortaleza!’
– Ao Senhor hão de voltar envergonhados * / todos aqueles que o detestam e o renegam. / – Mas será vitoriosa no Senhor * / e gloriosa toda a raça de Israel”.
Glória. Ant. 2. Será vitoriosa no Senhor e gloriosa toda a raça de Israel.
Ant. 3. Vinde todos ao Senhor com cantos de alegria!
= Aclamai o Senhor, ó terra inteira, † / servi ao Senhor com alegria, * / ide a ele cantando jubilosos!
= Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, † / Ele mesmo nos fez, e somos seus, * / nós somos seu povo e seu rebanho.
= Entrai por suas portas dando graças, † / e em seus átrios com hinos de louvor; * / dai-lhe graças, seu nome bendizei!
= Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, † / sua bondade perdura para sempre, * / seu amor é fiel eternamente!
Glória. Ant. 3. Vinde todos ao Senhor com cantos de alegria!
Nenhuma palavra perniciosa deve sair dos vossos lábios, mas sim alguma palavra boa, capaz de edificar oportunamente e de trazer graça aos que a ouvem. Não contristeis o Espírito Santo com o qual Deus vos marcou como com um selo para o dia da libertação. Toda a amargura, irritação, cólera, gritaria, injúrias, tudo isso deve desaparecer do meio de vós, como toda a espécie de maldade. Sede bons uns para com os outros, sede compassivos; perdoai-vos mutuamente, como Deus vos perdoou por meio de Cristo.
R. Fazei-me cedo sentir, * Ó Senhor, vosso amor. R. Fazei-me.
V. Indicai-me o caminho que eu devo seguir. * Ó Senhor. Glória ao Pai. R. Fazei-me.
Ant. Disse Marta a Jesus: Eu creio que és o Cristo, o Filho do Deus vivo, que vieste a este mundo.
Ant. Disse Marta a Jesus: Eu creio que és o Cristo, o Filho do Deus vivo, que vieste a este mundo.
Adoremos a Cristo, que por sua cruz trouxe a salvação ao gênero humano; e rezemos, dizendo:
R. Mostrai-nos, Senhor, a vossa misericórdia!
CRISTO, sol nascente e luz sem ocaso, iluminai os nossos passos, e, desde o amanhecer, afastai de nós toda inclinação para o mal. – R.
VIGIAI sobre nossos pensamentos, palavras e ações, para que vivamos todo este dia de acordo com a vossa vontade. – R.
DESVIAI o vosso olhar dos nossos pecados, e apagai todas as nossas transgressões. – R.
PELA vossa cruz e ressurreição, dai-nos a consolação do Espírito Santo. – R.
Senhor nosso Deus, cujo Filho chamou de novo Lázaro do sepulcro para a vida e aceitou a hospitalidade que Marta lhe oferecia em sua casa, concedei-nos que, servindo a Cristo em cada um dos nossos irmãos, mereçamos ser alimentados com Maria na meditação da sua palavra. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Esse subsídio oferece a todas as pessoas a oportunidade de participar dos principais momentos de oração da Igreja: Laudes (manhã), Vésperas (tarde) e Completas (noite). Com esse periódico é também possível recitar diariamente os Hinos, Salmos, Cânticos, Leituras, Preces e Orações, louvando e meditando a Palavra de Deus em união com milhões de cristãos em todo o mundo.
Assinar