PRÁTICAS CONTRA A HIPOCRISIA
No Evangelho, Jesus chama a atenção para que nossas práticas de piedade não se tornem hipocrisia. A caridade, a oração e o jejum são três atitudes que os judeus procuravam praticar com muita frequência. Jesus aprofunda o sentido dessas obras de piedade que os cristãos realizam. O Mestre não é contra elas, mas quer dar-lhes o correto enfoque. São três pilares da religião que nos põem em relação com os outros, com Deus e com nós mesmos.
Mateus destaca, em primeiro lugar, a esmola – para nos ensinar que o compromisso com os outros é fundamental. Dar esmola significa dar do que se tem a quem não tem. É questão de justiça. Todos somos filhos e filhas de Deus e, portanto, irmãos e irmãs uns dos outros. Daí advém o compromisso de solidariedade que temos com nossos irmãos e irmãs. Para o povo bíblico, os bens do mundo são dons de Deus e conquista humana para o bem comum. Nosso relacionamento com os outros revela o grau de nossa comunhão com Deus.
A oração nos põe em comunhão com Deus para fortalecer nosso relacionamento fraterno. A oração não deve ser um comércio com o Pai, esperando que ele recompense nossas palavras, muitas vezes vazias e sem compromisso. Rezar é, antes de tudo, pôr-nos diante dele como filhos e filhas necessitados, pois somos sua imagem. É estabelecer comunhão de vida entre os filhos e seu Pai. Deus não precisa de nossas orações, nós é que precisamos dele.
O jejum nos põe em relação com nós mesmos e com as coisas. Quando se fala em jejum, logo se pensa em renúncia a algum alimento. No entanto, jejuar quer dizer renunciar a algo para beneficiar a quem dele necessita. Na relação consigo mesmo, jejuar é moderar os próprios sentidos, aceitar-se, reconhecendo-se como dom de Deus. Segundo os profetas, jejuar é praticar a justiça e partilhar os bens com os pobres. Na relação com as coisas, trata-se de saber controlar o consumismo exacerbado e superar a ânsia de possuir além do necessário. É respeitar e valorizar a natureza, nossa casa comum, e cuidar daquilo que é público.
Pe. Nilo Luza, ssp

É um periódico que tem a missão de colaborar na animação das comunidades cristãs em seus momentos de celebração eucarística. Ele é composto pelas leituras litúrgicas de cada domingo, uma proposta de oração eucarística, cantos próprios e adequados para cada parte da missa e duas colunas, uma reflete sobre o evangelho do dia e a outra sobre temas relacionados à vida da Igreja.
Assinar