O Domingo – Palavra
16 de setembro – 24º DOMINGO COMUM

A FÉ PELAS OBRAS

Tu és o Messias! É a confissão dos apóstolos feita pela boca de Pedro. E também é a confissão de cada cristão e cristã. Um Messias que anuncia que vai sofrer, morrer pela humanidade e ressuscitar pode, porém, dar margem ao medo e à dúvida. Tanto mais que ele exige uma decisão radical de cada pessoa: optar pelo projeto de Deus, que passa por esse caminho. É um convite ao serviço do reino de todo o coração; a professar nossa fé pelas obras no dia a dia.
Seguir alguém que trilha um caminho cuja consequência pode ser o sofrimento é, para muitos, uma loucura. Imaginemos a cabeça dos apóstolos ao ouvirem de Jesus que ele iria sofrer muito, ser rejeitado pelos homens, pelos sumos sacerdotes e doutores da lei. Que devia ser morto, mas ressuscitaria no terceiro dia. Só mesmo tendo profunda fé para lograr segui-lo sem hesitações e com fidelidade! Mas o fato é que a dúvida e percepções errôneas sobre o messianismo de Jesus faziam (e ainda podem fazer) parte da caminhada dos discípulos.
O ser humano, em geral, tende a optar pelo caminho mais fácil. Se possível, um caminho até sem dificuldade alguma. Ele quer “ganhar” sempre. Por exemplo, é comum ouvir alguém dizer: “Não vou votar em fulano porque tenho certeza que vai perder. Prefiro votar em sicrano porque ele vai ganhar”. Opções como essa, carentes de reflexão e discernimento, podem ser diferentes mediante a escuta atenta da Palavra e do testemunho daqueles que seguem os passos de Jesus. Pedro também teve dúvida, mas Jesus o convida a refazer o caminho, e a segui-lo – ou seja, a aprender com o mestre a humildade e o espírito de serviço próprios de um seguidor seu.
Assim, também nós somos convidados a seguir os seus passos e edificar um reino de paz e esperança, tornando viva e eficaz sua Palavra, que é vida e libertação para o povo. Somos chamados a lutar por um mundo melhor, onde não haja irmãos e irmãs que sofrem com a injustiça e a opressão de muitos.
Nosso único meio de salvação é a fé, a adesão a Jesus Cristo. Trata-se de compromisso que se manifesta em atos e fatos visíveis, nas obras. O evangelho convida-nos a reconhecer que Jesus é o Messias, cujas ações consistem em criar um mundo plenamente humano, onde tudo seja de todos e repartido entre todos. As ações de Jesus destroem a sociedade injusta, na qual ricos vivem à custa dos pobres e poderosos à custa dos fracos. A nossa fé se expressa nas obras. Caminhemos e sintamos o amor de Deus na nossa vida e nas nossas ações.

Benedito Antônio Bueno de Almeida, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar