APELO À CONVERSÃO
João Batista é uma das ilustres figuras do tempo do Advento, um grande profeta que sempre manteve a humildade e foi precursor de Jesus. Sua missão era preparar o caminho do Senhor. Preparar para o Senhor um povo bem-disposto a recebê-lo na própria vida. Assim, sua mensagem era o arrependimento, convidando o povo à conversão.
O Advento é tempo favorável para ouvir a pregação de são João Batista e pôr em prática seus ensinamentos. Tempo de mudança de mentalidade, de conversão. A conversão anunciada por João e pregada por Jesus exige mudança de mentalidade. O clima do Advento proporciona condições favoráveis para rever nosso conceito de Deus – que caminha conosco e pede de nós atitudes concretas.
Advento é tempo para revermos os critérios das nossas ações, se estamos agindo como seguidores de Cristo ou se estamos fugindo das dificuldades e alienando-nos, ou melhor, apegando-nos a realidades que nos dão falsas ou precárias seguranças e nos levam a agir contra as exigências do reino.
A celebração da Palavra de Deus e nossas orações comunitárias são o momento privilegiado de encontro com o Senhor, de sentir sua presença entre nós. Jesus ressuscitado continua agindo por meio dos que sabem “ser Igreja”. Ele está presente nos fatos sociais, exigindo uma resposta de amor, justiça, fraternidade, solidariedade e respeito. Está presente no gesto de “partir e repartir o pão”, levando as pessoas ao compromisso concreto. Está presente na missão-ação de cada cristão em sua vida de família, de trabalho, de lazer e de participação política. Viver o Advento é testemunhar o significado do Natal de Jesus nos dias de hoje.
Aproveitemos este tempo de preparação e esperança que a Igreja nos oferece para rever nossa conduta em relação a Deus e ao próximo. Fazer que haja coerência entre nosso agir e nossa identidade cristã. Buscar em tudo viver os valores do reino: caridade, sensibilidade para com os pobres e necessitados, justiça, honestidade… a fim de acolher Jesus e renascer com ele para nova vida no Natal. No Natal, Jesus quer ser acolhido em cada pessoa, sobretudo nos pobres e atribulados, com os quais mais se identifica.
Que o Senhor nos ajude a acolher de coração sincero o apelo à conversão que João Batista nos faz hoje, para que possamos celebrar alegres o Natal de Jesus e nosso próprio renascimento.
Pe. Gilbert Mika Alemick, ssp

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.
Assinar