O Domingo – Palavra
13 de setembro: 24º Domingo do Tempo Comum

EM NOME DE JESUS

Em muitos lugares encontramos o nome de Jesus: em adesivos, cartazes, camisetas, filmes no cinema, na televisão, no rádio e também na internet. Muitos grupos religiosos falam de Jesus, de sua vida, de seus exemplos. Mas será que todos estão falando do mesmo Jesus? Certamente não.

É triste ver como, em muitos casos, Jesus se transformou num produto a ser vendido. Em nome de Jesus, pratica-se um tipo de religião que, em vez de libertar as pessoas, as transforma em consumidores de uma crença doentia e fanática. Em nome desse “falso Jesus”, vemos gente entregar seus bens, sacrificar o seu salário e o bem-estar de sua família, iludidos por programas de televisão que vendem um mundo que não existe. É claro que quem participa da comunidade precisa ajudá-la com o dízimo, com as ofertas, mas isso não significa querer adquirir a graça de Deus ou comprar uma vida sem esforço, livre de todos os problemas. Quem ajuda a comunidade é generoso, e quem é generoso já alcançou grande graça.

Muitos também gostam de transformar Jesus em um líder politiqueiro, como se sua mensagem fosse de algum partido desta ou daquela tendência. É verdade que Jesus manifestou sua preferência pelos empobrecidos, mas também deu atenção a todas as pessoas que, com o coração aberto, se aproximaram dele em busca de vida nova. A verdadeira mensagem de Jesus é uma mensagem de fé, que ajuda a transformar as relações, mas tem como objetivo a vida eterna e não apenas a conquista de uma situação confortável neste mundo.

Em muitos casos, Jesus foi transformado numa espécie de “homem sábio”: as pessoas citam suas falas, exaltam a sua inteligência, mas ressaltam apenas os aspectos agradáveis de ouvir. Acham bonito repetir frases de Jesus a respeito do amor, do bem, do perdão, mas não o citam quando usa palavras duras, quando fala da cruz e do sofrimento. Não gostam de citá-lo quando fala da condenação para aqueles que não se esforçam por fazer o bem, mas vivem um estilo de vida mesquinho, egoísta, desprovido de solidariedade e serviço.

Afinal, quem é Jesus? Jesus, o Filho de Deus, ensina-nos a amar a Deus e ao próximo, a perdoar, a viver a justiça, a não desistir de carregar a cruz, a depositar a esperança no Pai e não no poder humano. O exemplo máximo de amor ele nos deu entregando a vida na cruz. Lendo e vivendo o evangelho, nossas comunidades vão encontrar a resposta.

Pe. Claudiano Avelino dos Santos, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar