Psiquiatra de renome internacional lança livro que analisa a trajetória de vida dos padres e a sua contribuição com a sociedade | Paulus Editora

Releases

11/01/2011

Psiquiatra de renome internacional lança livro que analisa a trajetória de vida dos padres e a sua contribuição com a sociedade

Por adm

Título: Padres – Viagem entre os homens do sagrado 
Autor: Vittorino Andreoli
Coleção: Avulso
Acabamento: Costurado
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Paginas: 368
Áreas de interesse: Psicologia

“Um curso de anatomia do sacerdote do nosso tempo”. É com essa expressão – capaz de transmitir a pesquisa minuciosa do tema –, que Vittorino Andreoli, psiquiatra conhecido internacionalmente, resume a proposta de seu novo trabalho, Padres – Viagem entre os homens do sagrado, da PAULUS.

O autor, na condição de não crente e, por isso, sem ser influenciado pela fé, propõe uma análise, atenta e cuidadosa, sobre a opção feita por muitos homens, geralmente ainda jovens: seguir a vocação sacerdotal. Segundo Vittorino, todo indivíduo, em alguma fase da vida, encontra-se com um sacerdote e, mesmo admirando a sua coragem de uma escolha repleta de exigências e extrema dedicação, constata as suas dificuldades em relação à modernidade.

“O sacerdote é um personagem da nossa sociedade. Uma figura com longa história em nossa cultura, que levou a termo tarefas com reconhecimentos distintos e frequentemente até contrastantes. Um personagem que mudou porque o ambiente em que se situa mudou”, afirma o especialista.

Dividido em sete partes, o livro explora todos os aspectos que constroem o caminho dos presbíteros, como sua vida no seminário, sua personalidade, a influência da sua idade, o ambiente em que vive, entre outros. Além disso, Vittorino medita sobre a atuação dos padres nos diversos lugares onde ele desenvolve seu apostolado, como nos santuários, nas áreas rurais, nos hospitais, nos asilos e, inclusive, na televisão. Entusiasta das novas possibilidades que os meios tecnológicos oferecem, o autor acredita que, se usados pelos padres em vista de sua missão, o resultado é válido e positivo.

“Sei muito bem que há problemas teológicos e de princípio levantados pela televisão, e sei que a participação na Santa Missa televisiva não pode substituir a missa no templo, mas também sei que muitos doentes que não podem ir ao templo, assistindo então à missa televisiva, recebem efeitos de grande significado religioso. Sou um entusiasta desse meio, também a serviço das profundas necessidades do sagrado e até da procura de Deus”, argumenta.

Já no capítulo “O padre dos casos extremos”, o autor reflete, de forma séria e respeitosa, sobre os denominados “escândalos” que podem envolver os presbíteros, alguns bastante discutidos pela mídia nos últimos anos, como vida conjugal às escondidas, orientação homossexual e pedofilia.

Padres – Viagem entre os homens do sagrado é uma leitura esclarecedora não apenas para os padres, mas também para todos aqueles que desejam conhecer essa figura tão expressiva e importante para a sociedade em todos os seus aspectos e detalhes.

Vittorino Andreoli nasceu em Verona em 1940, é psiquiatra de renome internacional, editorialista e escritor. Escreveu uma longa série de best-sellers e long-sellers, traduzidos em várias línguas, entre os quais recordamos: II lato oscuro (2002), Lettera a um adolescente (2004), Lettera alla tua famiglia (2005), Lettera a um insegnante (2006), Capire il dolore (2007), La vita digitale (2008), L’uomo di vetro (2008), Carissimo amico. Lettera sulla droga (2009).