55ª Conferência Nacional dos Bispos do Brasil debate rumos da Igreja e do país em Aparecida (SP) | Paulus Editora

Notícias

03/05/2017

55ª Conferência Nacional dos Bispos do Brasil debate rumos da Igreja e do país em Aparecida (SP)

Por Imprensa

(Foto: Assessoria de imprensa CNBB)

Teve início, no dia 26 de abril, a 55ª Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em Aparecida (SP). A Assembleia Episcopal, que ocorre anualmente, segue até o dia 5 de maio, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida. Este ano, a CNBB propõe para reflexão o tema “Iniciação à vida cristã no processo formativo do discípulo missionário de Jesus Cristo”.

A PAULUS Livraria de Aparecida está presente com um ponto de encontro para os religiosos e autoridades eclesiais, levando as principais novidades da editora. O destaque será a nova coleção de catequese Iniciação cristã de inspiração catecumenal, que vai ao encontro do tema escolhido para a Conferência.

Durante a cerimônia de abertura, o cardeal Sergio da Rocha, Arcebispo de Brasília (DF) e presidente da CNBB, destacou que o tema é de profunda qualidade e busca corresponder aos desafios pastorais identificados este ano pela missão da Igreja. Além disso, Dom Sergio ressaltou as motivações de 2017, como as celebrações do Ano Nacional Mariano, em virtude dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida e a comemoração dos dez anos da realização da Conferência do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), que aconteceu em Aparecida, em 2007.

(Foto: Assessoria de imprensa CNBB)

O documento da Santa Sé, Ritual de Iniciação a Vida Cristã de Adultos (Rica), publicado em 1972 após o Concílio Vaticano II, é um dos livros utilizados como instrumento de trabalho para a Conferência. Segundo dom Sergio, o momento é de dar impulso à iniciação cristã como um todo.

O cardeal ainda ressaltou que o episcopado brasileiro na 55ª Assembleia Geral não busca discutir somente a vida interna da Igreja, mas se estende à vida social do país, em seus aspectos políticos, econômicos e culturais.

Durante os 10 dias de assembleia, estão sendo discutidos temas como a iniciação à vida cristã, os 500 anos da Reforma Protestante, questões doutrinais e os 300 anos do encontro da imagem de Aparecida.

Na tarde do dia 2, dom Joaquim Giovani Mol, bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG), conversou com os jornalistas e falou sobre o momento atual do país. Em sua fala, Dom Joaquim abordou temas como as questões econômicas, a violência, os direitos das comunidades tradicionais, a criminalização dos movimentos sociais, o desemprego e a degradação do meio ambiente.

(Foto: Assessoria de imprensa CNBB)

Dom Joaquim declarou que a 55ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil está refletindo sobre o momento atual do Brasil; além disso, a CNBB pretende se pronunciar oficialmente. Segundo o bispo, “para reconstruir o país é preciso garantir quatro pontos essenciais: a dignidade da pessoa humana, a liberdade, a paz e a justiça”.