100 anos: Padres e Irmãos Paulinos comemoram hoje o seu centenário! | Paulus Editora

Notícias

20/08/2014

100 anos: Padres e Irmãos Paulinos comemoram hoje o seu centenário!

Por Imprensa

100_anos_750x300

Celebrar 100 anos de existência pode parecer pouco, tratando-se de uma instituição. Olhando, porém, a estrada feita por tantos Paulinos que doaram a vida nestes 100 anos, nós que hoje estamos no mesmo barco sabemos o quão importante é celebrar.

Celebrar a vida dos Paulinos que iniciaram com o Pe. Alberione, no longínquo 1914 italiano, uma história de fé e doação, numa pobreza material como a de Belém, onde Deus agia com sua graça, manifestando que a força divina, de fato, age na fraqueza humana. Quão devedores somos aos Paulinos da primeira hora, gente entusiasmada e apaixonada pelo carisma paulino, que saiu da Itália e se espalhou pelo mundo, a começar pelo nosso Brasil!

Celebrar, portanto, antes de tudo, a presença de Deus na Pia Sociedade de São Paulo. Pois, apesar de tantos limites, de tanta falta de recursos, quanta misericórdia, quanta bondade, e como nos conduziu “a mão de Deus que está sobre nós”! Como nos conduziu!

Celebrar a vida de cada Paulino que se doou de corpo e alma, que se desgastou pelo apostolado das edições, que realmente se privou de tantas coisas, para que o Evangelho chegasse ao maior número de pessoas com os meios mais velozes da comunicação. Na comunhão dos santos, no banquete da felicidade eterna, eles celebram conosco!

Celebrar a vida de cada Paulino que hoje continua o carisma deixado pelo bem-aventurado Alberione. Apesar de nossas insuficiências e incapacidades, é com fé e esperança que nos confiamos nas mãos de Deus, para que Cristo possa ir formando-se em nós. E assim, no desejo de ser homens de Deus, podemos com sua graça buscar ser homens da comunicação, inspirados em nosso pai São Paulo, incansável apóstolo que não conheceu fronteiras. Pois também para nós não faltam as tribulações, tal como a incompreensão daqueles que não reconhecem a pastoralidade de um apostolado realizado em sintonia com as realidades eclesiais locais, a exigir de nós coragem e criatividade. Sim, nosso carisma paulino é essencialmente pastoral, e será sempre pastoral o apostolado que realizamos, em vista da transformação da mente, das relações, da sociedade, em vista de uma Igreja em constante renovação, que testemunhe os valores essenciais do Evangelho.

Celebrar, enfim, todo o bem realizado pela Pia Sociedade de São Paulo nestes 100 anos, nos países onde os Paulinos estiveram presentes com o apostolado da comunicação: livros, periódicos, cartões, cinema, rádio, vídeo, áudio, centros de ensino, meios digitais etc. É com gratidão a Deus, ao fundador, aos Paulinos da primeira hora, aos que já estão na eternidade, aos que vivem hoje, bem como a todo o povo de Deus, que celebramos.

Isso tudo sem esquecer a fundamental atuação de nossos Colaboradores, homens e mulheres de bem que, de alguma maneira, se associam à nossa mesma missão de comunicar valores. Somos gratos a cada um deles, que nos ajudaram a chegar aos vários cantos e realidades do Brasil, e sem os quais o nosso apostolado não teria a abrangência atual.

Junto à gratidão, estão também nossa fé e nossa esperança quanto aos anos vindouros. “A mão de Deus sobre nós”, como nos tem conduzido! Como filhos de São Paulo, a melhor forma de celebrar 100 anos é continuar “lançando-nos para a frente”, em busca de um prêmio sem igual, na certeza de que o Divino Mestre continuará a nos conduzir.

Padre Paulo Bazaglia – Diretor Geral