Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

12

A reunificação do povo -* 1 Oráculo. Palavra de Javé a respeito de Israel - oráculo de Javé, que estende o céu, firma as bases da terra e forma o espírito dentro do homem: 2 Estou fazendo de Jerusalém uma taça de vertigem, para embriagar todos os povos dos arredores; e no cerco contra Jerusalém acontecerá o mesmo também a Judá. 3 Então, nesse dia, farei de Jerusalém uma pedra forte contra todos os povos. Quem tentar levantá-la, se machucará gravemente. Contra ela se reunirão todas as nações da terra. 4 Nesse dia - oráculo de Javé - farei todo cavalo ficar confuso e enlouquecerei os cavaleiros. Mas voltarei meu olhar para a casa de Judá e cegarei toda a cavalaria dos exércitos dos povos. 5 Então os chefes da casa de Judá pensarão: «A força dos habitantes de Jerusalém está em Javé dos exércitos, o Deus deles». 6 Nesse dia, farei que os chefes de Judá sejam como bacia de fogo em cima da madeira ou como tocha na palha do trigo. Eles devorarão à direita e à esquerda todos os povos dos arredores. Jerusalém habitará novamente em seu lugar, isto é, em Jerusalém. 7 Javé salvará primeiro as tendas de Judá, para que o orgulho da casa de Davi e o orgulho dos habitantes de Jerusalém não sejam maiores do que o orgulho do povo de Judá. 8 Nesse dia, Javé estenderá seu escudo para proteger os moradores de Jerusalém; nesse dia, o mais vacilante entre eles será como Davi; e a casa de Davi será como Deus, como anjo de Javé diante deles.

O processo de purificação -* 9 Nesse dia, procurarei destruir todas as nações que vierem lutar contra Jerusalém. 10 Derramarei um espírito de graça e súplica sobre a casa de Davi e sobre os moradores de Jerusalém, e eles olharão para mim. Quanto àquele que transpassaram, chorarão por ele como se chora pelo filho único; vão chorá-lo amargamente, como se chora por um primogênito. 11 Nesse dia, a lamentação de Jerusalém será tão grande como a lamentação de Adad-Remon na planície de Meguidon. 12 O país inteiro vai chorar, cada clã em separado. Assim: o clã da casa de Davi em separado, e em separado as mulheres deles; o clã da casa de Natã em separado, e em separado as mulheres deles; 13 o clã da casa de Levi em separado, e em separado as mulheres deles; o clã da casa de Semei em separado, e em separado as mulheres deles; 14 todos os outros clãs separadamente, e as mulheres deles em separado.




* 11,4-17: Antes do exílio, os governantes de Israel (pastores) não se incomodaram com a miséria e opressão exercidas pelas grandes potências contra o povo (ovelhas vendidas e levadas para a matança). Ao contrário, tiraram proveito disso (fiquei rico). A conseqüência foi a invasão do país e a destruição de Jerusalém e do Templo, o exílio e a dominação babilônica. Javé, agora, quer ser o bom pastor que reúne as ovelhas (dois bastões), mas o povo mesmo entrou em crise de fé e, embora percebendo que sofreu castigo por sua negligência, não se importa mais com a Aliança, e não retribui a bondade de Javé (pagamento irrisório). De novo, a conseqüência é desastrosa: a unidade e fraternidade se tornam impossíveis e, portanto, a situação de opressão continua.



* 12,1-8: O profeta vê a possibilidade da reunificação de todo o Israel, como nos tempos de Davi. Entretanto, essa unidade não será algo imposto pelos governantes, como na época salomônica: para que ela surja e adquira solidez, é necessária a participação de todo o povo (v. 7).






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002